Os moradores de Cuiabá não precisam se deslocar até uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) ou policlínica ao sentir os primeiros sintomas gripais. Todos os postos de saúde estão atendendo pessoas com quadro viral, sem necessidade de agendamento prévio.

A liberação das unidades para atendimento consta no Plano de Enfrentamento à Síndrome Gripal e Síndrome Respiratória Aguda Grave, divulgado pela Prefeitura de Cuiabá. A informação também foi confirmada pela assessoria de imprensa da prefeitura à reportagem.

Segundo a prefeitura, as pessoas que apresentarem sintomas leves da doença, como coriza, mal-estar, febre, diarreia e dificuldade respiratória leve, devem procurar atendimento nas unidades básicas de saúde mais próximas de casa.

O município afirmou que a medida é para evitar superlotação nas unidades de pronto-atendimento.

Os agendamentos nas unidades de saúde estão suspensos, menos para as gestantes que realizam o acompanhamento pré-natal

Outros casos
As pessoas com sintomas moderados ou graves devem procurar atendimento nas seguintes unidades:

Upa Verdão
Upa Morada do Ouro
Upa Pascoal Ramos
Policlínica do Planalto
Policlínica do Coxipó
Policlínica do Pedra 90

Alta procura por atendimento
Dados divulgados nesta quarta-feira (29), mostram que as UPAs e policlínicas de Cuiabá realizaram 5.953 consultas médicas, entre o último domingo (26) e 14h dessa terça-feira (28). Um levantamento mostra que 64% dos pacientes apresentavam quadro sem urgência ou com pouca urgência, de acordo com o Protocolo de Manchester.

Segundo a prefeitura, a grande maioria foram pacientes com sintomas gripais.

Hospitais públicos e privados registravam 46 internações por Influenza no dia 29, sendo 37 de residentes e 9 de não residentes da Capital.