Representante de Mato Grosso na Série B do Campeonato Brasileiro que terá início em agosto, o Cuiabá tem pela frente a missão de recomeçar do zero. Após um longo período de inatividade por conta da pandemia e a mudança do elenco com a chegada de reforços importantes, o Dourado terá pouco mais de duas semanas para encontrar uma identidade, se preparar e ter um time em condições de disputar a segundona. A estreia da equipe será em Mato Grosso – local ainda indefinido – diante do Brasil-RS, em jogo programado para o dia 7 de agosto.
Com a indefinição do Campeonato Mato-grossense, que poderá ser retomado em novembro e com os treinos fechados, devido ao alastramento do coronavírus no Estado, o clube se vê obrigado a sair para jogar alguns amistosos em outros estados.
Na live realizada na noite desta terça-feira pelo Cuiabá, a diretoria do clube anunciou que o Dourado fará dois amistosos preparatórios para a Série B em Goiânia. O primeiro deles será contra o Atlético Goianiense, na tarde da quarta-feira da próxima semana (dia 29), no CT do Dragão.
O outro jogo será contra o Goiás, adversário que foi vítima do Cuiabá na semifinal da Copa Verde – a equipe cuiabana venceu por 2 a 1 no tempo normal e ficou com a vaga para a final vencendo nos pênaltis. Essa ‘revanche’ está marcada para o sábado (dia 1 de agosto), à tarde, no estádio Serrinha, também em Goiânia. Serão dois jogos treinos que servirão para a equipe buscar melhorar o entrosamento e isso o treinador considera imprescindível para o time.
Na live, o técnico Marcelo Chamusca ainda falou de sua expectativa à frente do Dourado para a Série B e para a Copa do Brasil, os dois grandes desafios deste ano. Ele começou sua entrevista falando de sua ascensão rápida com o clube, em meio às dificuldades e a decadência com derrotas seguidas:
“Me lembro que quando cheguei a Cuiabá no ano passado, encontrei o clube em situação difícil, vindo de resultados negativos. Em pouco tempo, conseguimos uma retomada e o título da Copa Verde. Poderíamos ter conseguido uma posição melhor na Série B, mas, não temos que lamentar. Gostei muito não só do clube, mas da forma como a cidade me recebeu. Acabei permanecendo e estou muito feliz de estar no Cuiabá. Este ano fizemos uma campanha muito positiva até a paralisação do Estadual. Ainda assim, continuamos concentrados e focados em nossos objetivos. Hoje o clube está organizado, com os salários em dia. Isso é ótimo porque dá sustento ao trabalho do treinador. Visualizam o Cuiabá como clube emergente, que está crescendo a cada dia. Essa situação só tende ao crescimento”.
Sobre o desafio de preparar o Cuiabá:
“Estamos nos reinventando a cada dia. Em breve, vamos retomar as nossas atividades e aprender a conviver com o novo normal. Para a disputa da Série B, vejo que temos condições de fazer um grande trabalho. Pesou para minha permanência a implantação de uma nova filosofia de trabalho. Pedi mudanças pontuais no clube e fui atendido. Houve melhora na estrutura do Cuiabá em todos os setores incluindo academia, campo de treino, área de concentração, departamento de nutrição, departamento médico, fisioterapia e fisiologia. Uma promessa que o clube me fez e concretizou.
O treinador declarou que que o sonho do Dourado é alto: “Vamos brigar pela primeira parte da tabela e com o andamento da competição, sonhar com algo mais. Para isso, hoje contamos com o reforço de atletas altamente qualificados, que tiveram o nosso aval. Alguns já conheço, trabalharam comigo e outros nos confrontamos algumas vezes e sei bem do potencial de cada um. Alguns têm histórico de acesso em outros clubes. Jogadores como Felipe Marques e Edinei, já conhecem o clube e minha metodologia. Acredito que isso facilita o trabalho em conjunto.
Treinos e pandemia
Sobre a preparação do clube que foi prejudicada por causa da pandemia, o treinador não vê muita desvantagem: “Não tenho percebido nenhum distanciamento e nem uma equipe se sobrepondo muito por esse motivo. Algumas equipes que iremos enfrentar retornarão às competições nos próximos dias e já estarão se preparando. Aqui, infelizmente o Estadual não será retomado agora. Então, para não sofrer com isso, estudamos fazer alguns jogos treinos fora de Cuiabá”, se referindo aos jogos contra o Atlético-GO e Goiás, que ainda não estão com datas marcadas.
A pandemia está ocasionando uma situação atípica, segundo Chamusca. O time começou seus treinamentos e depois teve que parar por determinação da Justiça. Então, tiveram início os treinos individuais por vídeo-conferência. “Todos os clubes terão dificuldades e terão que fazer sacrifícios. Então, precisamos fortalecer o mental da nossa comissão técnica, dos atletas e de todos aqueles que fazem parte do Cuiabá para passar por cima das dificuldades e buscar a excelência e o alto nível para que possamos brigar pela parte de cima da tabela e dessa forma, estarmos próximos dos quatro primeiros colocados”.
Jogar no interior
Devido ao alto índice de contaminados por Covid-19 na capital, o Dourado poderá ter que mandar alguns de seus jogos em cidades do interior, o que representa mais um desafio: “Nunca é interessante abrir mão do mando de campo. Mas, não é só o Cuiabá que vai passar por essa situação. Teremos que passar por cima disso, porque quem quer se sobressair, não pode usar os obstáculos como muleta. Muito pelo contrário: tem que usar as dificuldades como motivação para o crescimento”.
Copa do Brasil
Sobre a disputa da Copa do Brasil, onde o Cuiabá já está classificado para as oitavas de final, o treinador espera chegar lá com um time já afinado. “É uma competição muito importante onde deveremos enfrentar um adversário grande, de tradição, de camisa. Até chegar a essa disputa, esperamos que toda a equipe já esteja em uma condição melhor, mais preparada e mais entrosada. Mas tenho dito aos meus atletas, que a gente tem ter cada preocupação a seu tempo. Agora, precisamos nos concentrar na formatação e preparação da equipe para a Série B”.
Ao final da live, o diretor financeiro do clube, Cristiano Dresch informou que o o Cuiabá já protocolou na Vigilância Sanitária, um pedido para retorno aos treinos dentro de seu CT. Ele informou que nos próximos dias o clube fará novas contratações, do nível das anunciadas nesta terça-feira. “Com esse bom time que está aí e com os jogadores que virão em breve, o Cuiabá estará credenciado para brigar por uma das vagas para a Série A”, afirmou.