Após o seu primeiro revés na temporada, quando foi derrotado pelo Vitória por 4 a 2 em jogo realizado no Barradão, em Salvador, na tarde do último sábado (5), o Cuiabá volta a campo em busca da reabilitação na Série B. Diante do Figueirense, às 20h30 (horário de MT) desta terça-feira (8), na Arena Pantanal, o Dourado, desfalcado de pelo menos três titulares, tenta mais do que uma simples vitória: a determinação é realizar uma boa apresentação e reconquistar a confiança para se manter no G-4 da competição.
Para esse confronto, a equipe comandada pelo técnico Marcelo Chamusca, realizou um treino leve nesta segunda-feira para definir a equipe que sairá jogando contra o Figueira. Os desfalques certos são o goleiro João Carlos, que tomou o cartão vermelho contra o Vitória, o zagueiro Hélder Maciel, o zagueiro Éverton Sena e o atacante Felipe Marques, este último por lesão muscular. Já o meia artilheiro Rafael Gava treinou normalmente e deve voltar a campo.
“É um jogo perigoso, com cheiro de armadilha por parte do adversário que vem sob o holofote de uma crise extra-campo. Não vejo como atenuante para nós o momento do adversário, mas como um alento de que devemos encarar isso com respeito e cuidado sem perder as características ofensivas”, afirmou o técnico Marcelo Chamusca que revela ter quatro problemas (no departamento médico) para essa partida e que ainda é possível mais um desfalque nesta terça-feira. Sem informar nomes, ele atribui a série de lesões musculares à correria de jogos da Série B, após cinco meses de pausa devido à pandemia.
Chamusca ainda comentou sobre a atuação da equipe em Salvador: “No jogo contra o Vitória, nós, sem quatro atletas, tivemos uma performance muito boa. Jogamos contra um adversário difícil, um clube com investimento alto, de camisa, de muita história e, dentro desse contexto (das lesões) eu fiquei muito satisfeito com a performance da equipe. Mostramos que temos um bom elenco e que a gente conseguiu substituir à altura os jogadores lesionados que, provavelmente, também não devem participar da partida de amanhã”, declarou.
O Cuiabá ocupa atualmente a quarta posição da tabela, com 14 pontos ganhos. Em 7 jogos disputados, a equipe venceu 4, empatou 2 e perdeu apenas um.O Dourado sai em busca da vitória para voltar à ponta da competição, contando com tropeços do Paraná, Chapecoense e Ponte Preta.
Vale lembrar que a equipe cuiabana ainda tem um jogo a menos, que vai realizar no dia 16 deste mês, quando enfrenta o CSA fora de casa. Essa partida, prevista para terceira rodada, foi adiada pela CBF a pedido do time alagoano que tinha na ocasião quase 20 jogadores infectados pela Covid-19.

Figueirense sob tensão
Se o Cuiabá quer se recuperar para voltar à liderança, o Figueirense tentará espantar a crise apesar dos problemas. Um dia após a invasão de torcedores ao estádio Orlando Scarpelli, o Figueirense viajou para Cuiabá, onde enfrenta o Cuiabá, pela nona rodada da Série B. A delegação tem, além de membros da comissão técnica, 20 jogadores. O clube, no entanto, não revelou os nomes dos atletas relacionados pelo técnico Elano, apenas informou que “ninguém deixou de viajar por conta do ocorrido no dia anterior”.

Seis jogadores estão no departamento médico e fora dos planos:
- Brunetti e Victor Oliveira: transição
- Everton Santos e Arouca: lesões musculares
- Sidão: luxação no dedo indicador da mão esquerda
- Geovane: entorse no tornozelo
O Figueira tem cinco pontos na tabela e ocupa a 16ª colocação na Série B. Em caso de empate ou vitória do Cruzeiro sobre o CRB, na segunda-feira, a equipe catarinense entra na zona de rebaixamento da competição.
Mais Série B
No outro duelo desta terça, às 19h15 (horário de Brasília), no Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul, Juventude e Confiança tentarão embalar. Após ganhar do Oeste, por 3 a 1, o clube gaúcho chegou aos 12 pontos na nona colocação. O Confiança aparece no 15º lugar com sete pontos, mas emendou uma sequência de quatro confrontos sem derrota, sendo uma vitória e três empates. Na rodada passada, ficou no 1 a 1 com o CSA. O Confiança sofrerá, mais uma vez, com desfalques por Covid-19. Cinco novos casos foram detectados no último teste.
A rodada da Série B se estenderá até a próxima segunda-feira. Na quarta, o líder Paraná terá confronto direto diante do América-MG. Nos dois jogos da sexta-feira, o destaque será o Cruzeiro contra o Vitória. Ainda haverá três duelos no sábado, um no domingo e o último na segunda, 12 de setembro.
Confira a classificação da Série B (sem incluir resultado do jogo Cruzeiro x CRB, marcado para a noite desta segunda, 7)
Confira jogos da nona rodada (horário de Brasília)