O Cuiabá está mantido na Série A do Campeonato Brasileiro. Em jogo disputado na noite desta quinta-feira (9), o Dourado segurou um empate em 1 gol com o Santos em plena Vila Belmiro lotada e conseguiu, além da permanência na elite, a vaga na Copa Sul-Americana. O time mato-grossense saiu na frente com gol do zagueiro Marlon no primeiro tempo e sofreu o empate no segundo tempo com gol de Lucas Braga. Com todos os jogos do Brasileirão já encerrados, o Cuiabá encerrou sua participação no Brasileirão de 2021 na 15ª colocação, com 47 pontos.

Primeiro tempo

O Cuiabá jogou a primeira parte bem ao seu estilo. Dando a a bola para o adversário e construindo jogadas de contra-ataque. Assim, o Santos teve mais posse de bola e o Dourado as melhores chances. E logo na primeira boa finalização, o time mato-grossense abriu o placar. Aos 15 minutos, na cobrança de escanteio de Pepê, Marlon subiu mais alto que toda a zaga do Peixe e desviou para o fundo das redes. Cuiabá 1 a 0.

Marlon corre para comemorar seu gol contra o Santos

Após o gol, o Dourado não tirou o pé e manteve a pegada. E enquanto o jogo seguia de ‘trocação’, a partida foi boa até os 25 minutos. Mais recuado, o Dourado continuava levando perigo. E assim, aos 28 minutos, quase ampliou. Em um contra-ataque puxado por Felipe Marques, pela esquerda, Pepê é lançado na entrada da área e fica cara a cara com o goleiro. O volante domina na frente de João Paulo, tenta a cavadinha, mas o goleiro santista fecha o ângulo para defender. Uma ótima chance que foi desperdiçada pelo Dourado.

Aos 33 minutos, o Santos cresceu e passou a rondar mais a área do Cuiabá. E foi quando Walter foi muito exigido. Ângelo avança no campo de ataque, chega na beirada da área, pela esquerda, e bate firme. Walter defende e a zaga do Cuiabá completa afastando. A melhor chance santista veio aos 47 minutos. Lucas Braga recebe na esquerda, no campo de ataque, corta para o meio e bate forte de direita. A bola ainda desvia no meio do caminho em Baptistão antes de Walter fazer boa defesa. Quase o empate!

Segundo tempo

Na segunda parte, o Santos decidiu forçar a pressão, diante de um Cuiabá que estava bem postado em sua defesa e parando bem o ataque mortal do Peixe. Contudo, a primeira finalização foi do Dourado. Pepê vai avançando na esquerda, carrega para o meio e bate de direita. A bola desvia em Luiz Felipe no meio do caminho e sai pela linha de fundo.

Quando o Cuiabá estava ‘sabendo sofrer’ bem com sua retranca organizada, o Santos chegou ao empate em um lance de sorte. Marinho arrisca o chute de fora da área, e a bola desvia na marcação para sobrar em Lucas Braga na área. O atacante domina e toca na saída de Walter para empatar. O Peixe empata o jogo na Vila e a torcida vai à loucura.

E por muito pouco o Dourado não sofreu a virada, aos 44 minutos. Pirani faz boa jogada na linha de fundo, passa do marcador e cruza na entrada da área. Madson aparece livre, cabeceia, mas Paulão salva o gol com o peito. Defesa do zagueiro. Nos instantes finais, o Santos fez muita pressão na Vila Belmiro. Aos 47, Pirani fica com a sobra do escanteio, pega de primeira, mas a bola explode na marcação. E o Cuiabá se salva da derrota.

Ao final do jogo, os jogadores do Dourado comemoram como se tivessem ganho o título. Mais do que a esperada permanência, ainda levou a vaga para a Copa Sul-Americana.

SANTOS 1 X 1 CUIABÁ

38ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série A
Data e horário: Quinta-feira, 09/12/2021, às 21h30
Local: Vila Belmiro, Santos (SP)

Santos: João Paulo; Robson Reis (Danilo Boza, aos 15′ do 2ºT), Luiz Felipe e Camacho; Marcos Guilherme (Madson, aos 26′ do 1ºT), Sandry, Vinícius Zanocelo, Marinho (Carlos Sánchez, aos 40′ do 2ºT ) e Lucas Braga; Ângelo (Moraes, aos 14′ do 2ºT) e Léo Baptistão (Gabriel Pirani, aos 15′ do 2ºT)  Técnico: Fabio Carille

Cuiabá: Walter; João Lucas, Marllon, Paulão e Uendel; Camilo; Jonathan Cafu (Lucas Ramon, aos 38′ do 1ºT), Max (Yuri, aos 29′ do 2ºT), Pepê (Auremir, aos 45′ do 2ºT) e Felipe Marques (Lucas Hernández, aos 45′ do 2ºT); Élton (Jenison, aos 45′ do 2ºT). Técnico: Jorginho

Gols: Marllon, aos 15′ do 1º tempo (0-1) e Lucas Braga, aos 29′ do 2º tempo (1-1)
Cartões Amarelos: Vinícius Zanocelo (Santos) e Pepê (Cuiabá)
Árbitro: Wagner do Nascimento Magalhães (RJ)
Auxiliares: Michael Correia e Luiz Claudio Regazone (RJ)
VAR: Rodrigo Nunes de Sá (RJ)

Veja os melhores momentos da partida

Confira como terminou a classificação do Brasileirão