Firme na defesa e compacto no meio-de-campo, embora inoperante no ataque, o Cuiabá arrancou o empate sem gols, contra o Cruzeiro, na Arena Independência, em Belo Horizonte, na noite desta terça-feira (29), pelo Brasileirão da Série B. Assim, o Cuiabá se mantém no G-4 e continua sonhando com o acesso à Série A, em 2021. A raposa, ao contrário, dá adeus às esperanças do acesso à elite do futebol brasileiro.
O técnico Allan Aal, do Dourado, conseguiu armar um ferrolho, para impedir que a Raposa de Minas Gerais tomasse conta da partida. O jogo ficou ‘truncado’, no meio-de-campo e, com o resultado, o Cruzeiro fica com menos de 1% para retornar à Série A do Brasileirão, no ano do Centenário da agremiação azul celeste de Minas Gerais.
No geral, a partida foi inssosa e não registrou grandes emoções, diante das propostas de jogo dos técnicos Luiz Felipe Scolari, o Felipão, do Cruzeiro; e Allan Aal, do clube de Mato Grosso. Ambos conhecidos por armar sistemas defensivos bastante sólidos.
Aliás, o Cruzeiro não possui boa fase em casa, na Série B, com o quinto pior desempenho, no geral.
O Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) apontava 1,5% de probabilidade do acesso antes do jogo, número que possivelmente cairá ao fim da rodada. O Cruzeiro precisava vencer os seus sete jogos restantes para chegar aos 61 pontos, pontuação que outrora já garantiu equipes na Série A.
O próximo jogo do Cruzeiro acontecerá só em 8 de janeiro, contra o Sampaio Corrêa, em São Luís, no Maranhão. Já o Cuiabá recebe o Juventude na próxima semana, em 5 de janeiro, na Arena Pantanal, na Capital mato-grossense.
Veja mais imagens do jogo