Cuiabá e Primavera do Leste estão entre os 100 municípios mais conectados do Brasil, segundo o Ranking Connected Smart Cities de 2021. O levantamento coletou dados e informações  de todos os municípios brasileiros com mais de 50 mil habitantes, seguindo a estimativa populacional do Instituto de Geografia e Estatística (IBGE) do ano passado. Ao todo, foram 677 cidades avaliadas.

Enquanto a Capital de Mato Grosso ocupa 39ª posição, Primavera figura na 79ª. Conforme o site do rankin,  a lista leva em consideração indicadores como: mobilidade, urbanismo, meio ambiente, energia, tecnologia e inovação, economia, educação, saúde, segurança, empreendedorismo e governança. No desenvolvimento geral, a capital mato-grossense recebeu 32,87 pontos e Primavera do Leste 30,76. A cidade com a maior nota foi São Paulo (37,58), com 4,71 pontos a mais que Cuiabá.

Já em relação ao Centro-Oeste. os municípios mato-grossenses estão entre os mais desenvolvidos. Cuiabá surge em 4º lugar e Primavera em 7ª. Brasília (DF), Campo Grande (MS) e Goiânia (GO) lideram a lista regional.

Primavera do Leste se destaca no eixo da educação, na 55ª colocação no ranking, com nota 5,48. Desponta junto com Cuiabá entre as 100 melhores do país e são as duas do estado nesse grupo. A nota máxima neste recorte é de 12 pontos.

O município também está entre os melhores em indicadores de saúde. Do estado, aparecem Primavera do Leste, Cuiabá, Barra do Garças e Lucas do Rio Verde.

O prefeito de Primavera do Leste, Leonardo Bortolin (MDB), diz que o relatório é resultado de um trabalho voltado para o desenvolvimento econômico aliado à qualidade de vida da população. Foram feitos investimentos nas áreas de saúde e educação nos últimos anos.

Cuiabá é o único município do estado que está na lista dos 100 mais desenvolvidos nas áreas da mobilidade (40°), governança (45°) e segurança (53°).

Na área da saúde, a capital também é destaque na 15° posição. Ainda de acordo com a pesquisa, a capital mato-grossense também é a 22° melhor cidade do país para empreender.