A CBF definiu o Ranking Nacional de Clubes de 2023. Campeão da Libertadores e da Copa do Brasil em 2022, o Flamengo continua na liderança. O Palmeiras, campeão brasileiro, segue na segunda colocação. A novidade no top-3 é o Athletico, vice da Libertadores, que ganha duas posições.

O Cuiabá que este ano disputou sua segunda Série A e conseguiu se manter na elite, desponta na 20ª colocação no ranking, computando um total de 7.736  pontos e aparecendo à frente do Vasco, Coritiba e Chapecoense. Outro time de Mato Grosso que apareceu na lista é o Luverdense, ocupando a 83ª colocação com 895 pontos somados.

A pontuação leva em consideração as competições realizadas nos últimos cinco anos, mas com pesos distintos. O ano vigente multiplica pontos por cinco, enquanto o último ano considerado tem peso um.

É o terceiro ano seguido que o Flamengo fica em primeiro no Ranking Nacional de Clubes, com o Palmeiras em segundo neste período

Quem segue uma escalada no ranking é o Fortaleza, que subiu quatro posições, entrou no top-10 e está em sétimo. Classificado para a Libertadores pela segunda vez seguida, o Leão já tinha feito uma escalada no ranking anterior, ganhando sete colocações.

Por outro lado, o Grêmio caiu sete posições e foi de 4º para 11º, influenciado pela disputa da Série B neste ano.

Flamengo é o líder do ranking, e Athletico sobe para o top-3 — Foto: Staff Images/ CONMEBOL

Flamengo é o líder do ranking, e Athletico sobe para o top-3 — Foto: Staff Images/ CONMEBOL