Não é novidade que tempo de treinamento pode elevar o patamar de uma equipe. Vindo de quatro derrotas seguidas, o Cuiabá terá uma pausa para respirar e ajustar alguns problemas detectados nas últimas rodadas. Além de realinhar a equipe, o Dourado deve voltar a campo, no próximo dia 15, com força máxima à disposição do técnico António Oliveira.

Nos últimos quatro jogos, o Auriverde sofreu oito gols e passou em branco ofensivamente – saldo de -8. Durante a série sem saber o que é vencer, o Cuiabá registrou uma média de apenas uma grande chance criada e foi vazado mais vezes do que nos primeiros 12 compromissos sob o comando de António.

Com o time mais visado pelos adversários após a sequência invicta de seis duelos, o comandante português pode usar o período sem jogos oficiais para preparar estratégias que possam surpreender os rivais na sequência do Brasileirão.

Força ofensiva

Na última rodada, diante do Grêmio, António escalou o meia Pablo Ceppelini na vaga de Jonathan Cafú. Enquanto o atacante passa por um momento de pouca contribuição na fase ofensiva, o treinador pode aproveitar o hiato para encontrar soluções para o lado direito do ataque auriverde.

Outra opção poderia ser montar o trio com Clayson pela esquerda, Deyverson centralizado e Wellington Silva aberto na outra ponta. Este último, aliás, apresentou evolução de rendimento recentemente, especialmente na quebra de linhas rivais com dribles, e mostrou que pode ser mais aproveitado entre os titulares.

DM vazio

Em tratamento de lesão muscular na coxa, a tendência é que Clayson esteja à disposição da comissão técnica para o duelo contra o América-MG.

Com o retorno do camisa 29, o departamento médico do Dourado ficaria vazio e António Oliveira teria força máxima para montar o time ideal.

Sequência dura

Após a parada para Data Fifa, o Cuiabá terá pela frente adversários que figuram nos dois opostos da tabela. Num momento em que todos os times brigam para se aproximar dos primeiros colocados ou fugir da zona de rebaixamento, ter tranquilidade para trabalhar é fundamental para voltar a pontuar.

Depois de receber o América-MG, o Dourado irá visitar o Atlético-MG, encarar o Fluminense em casa, viajar para enfrentar o Coritiba e depois duelar na Arena Pantanal contra o Goiás. (GE)