O Cuiabá deixou a zona do rebaixamento, subindo para a 14ª colocação. No término da sétima rodada do Brasileiro, o Dourado venceu o Cruzeiro por 1 a 0, na Arena do Jacaré (em Sete Lagoas, Região Metropolitana de Belo Horizonte), com gol de Deyverson. O resultado impediu que o Cruzeiro terminasse na vice-liderança do Brasileiro, com o time terminando a rodada em quinto lugar.
O jogo
O Cruzeiro começou a partida tentando se impor e pressionando a saída de bola do Dourado. O time da casa, porém, não conseguiu chegar com perigo ao gol defendido por Walter, apesar das investidas por bola aérea.
O Cuiabá, por sua vez, escapava em velocidade e criava problemas para o sistema defensivo do Cruzeiro. Deyverson teve boa oportunidade, mas viu a zaga abafar a finalização e mandar pra escanteio. Jonathan Cafú quase marcou um lindo gol por cobertura, mas a bola raspou o pé da trave defendida por Rafael Cabral.
No minuto seguinte, porém, Fernando Sobral fez boa jogada pela direita e cruzou na cabeça de Deyverson, que abriu o placar na Arena do Jacaré, aos 36 minutos de jogo.
O início da segunda etapa foi de uma postura ofensiva do Dourado. Deyverson levou perigo em chute da entrada da área. Wellington Silva, pouco tempo depois, fez jogada individual e bateu colocado, buscando o ângulo, mas errou o alvo.
Buscando o empate, o time da casa começou a criar boas chances de gol. Walter precisou fazer duas grandes defesas. Na primeira delas, a bola ainda desviou em Raniele, o que tornou a defesa ainda mais difícil. Na segunda, segurou firma a uma finalização de dentro da área.
A bola aérea se tornou a principal jogada do Cruzeiro, que levava vantagem em alguns lances, mas errava o gol defendido por Walter – que fez interceptações importantes em saídas de gol. O Cuiabá tentava, através dos contra-ataques, ampliar a vantagem, mas esbarrava no sistema defensivo da equipe mineira.
Já nos minutos finais, o Cruzeiro quase empatou. Mas Walter, como lhe é de costume, fez grande defesa em finalização de Henrique Dourado e manteve o placar inalterado. Em dois contra-ataques, o Cuiabá também teve chances de ampliar, mas pecou nas finalizações.
Aos 53 minutos, o árbitro da partida encerrou o jogo na Arena Jacaré e decretou mais três pontos importantes para o Dourado no Brasileirão. Agora, a equipe comandada pelo técnico António Oliveira encara o Coritiba, na Arena Pantanal, no próximo sábado.
O Cuiabá esteve em campo com Walter; Matheus Alexandre, Marllon, Alan Empereur e Rikelme (PK); Raniele, Fernando Sobral e Denilson (Ronald); Jonathan Cafú (Pablo Ceppelini), Wellington Silva (Iury Castilho) e Deyverson (Isidro Pitta).
Mudanças na tabela
Com a vitória por 1 a 0, o Cuiabá chega aos sete pontos. Foi a segunda vitória como visitante do Dourado. O time mato-grossense deixa a zona do rebaixamento, jogando o Vasco para o Z-4 ao fim da sétima rodada. O Cruzeiro, por sua vez, continua com 12 pontos e para na quinta colocação, perdendo o segundo jogo como mandante no Brasileiro.
Palavrão, não!
Autor do gol do Cuiabá, no primeiro tempo, Deyverson não gostou nada das manifestações da torcida do Cruzeiro contra ele. O jogador disse que foi alvo de palavrões das arquibancadas e desabafou na saída de campo. Chegou a pedir desculpas para a torcida cruzeirense e foi aplaudido.
Fim da sequência
O Cruzeiro buscava o terceiro jogo seguido sem derrota na temporada. Vinha de goleada sobre o América-MG (4 a 0, no Brasileiro) e de empate por 1 a 1 com o Grêmio, na Copa do Brasil. Mas o time foi surpreendido e voltou a perder como mandante no Brasileiro, assim como havia ocorrido no 2 a 0 para o Fluminense, no Mineirão.
Veja os melhores momentos
Deyverson protesta em campo contra o racismo e manda recado a Vinicius Jr: ‘Meu apoio a ele’
Antes da bola rolar para Cruzeiro x Cuiabá nesta segunda-feira (22), na Arena do Jacaré, pela 7ª rodada do Brasileirão, Deyverson fez um gesto de protesto em campo e apoiou Vinicius Jr após os ataques racistas que o brasileiro do Real Madrid sofreu na Espanha no último domingo (21).
O atacante, que abriu o placar para o Dourado, mandou uma mensagem em solidariedade ao camisa 20 do time merengue.
‘Queria falar algo que não tem a ver com o jogo de hoje. O Vini Jr passou por um momento complicado na Espanha, que Deus abençoe ele. Está fazendo um grande campeonato pelo Real Madrid. Racismo é uma coisa muito feia, não tem que existir. Meu apoio a ele. Dedico meu gol às filhas, minha esposa e ao técnico António Oliveira, que tenho muito carinho”, disse Deyverson em entrevista ao Sportv.
Vale lembrar que Deyverson atuou na Espanha, quando defendeu o Getafe e o Alavés em 2020.
No último domingo (21), a partida entre Valencia e Real Madrid válida pela LaLiga teve que ser paralisada por mais de cinco minutos, depois que os torcedores do clube da casa chamaram Vinicius Jr de “macaco” repetidas vezes.
O brasileiro ainda acabou sendo expulso na parte final do duelo, após acertar a mão no rosto de um rival, levando vermelho direto depois de revisão no VAR.
Próximos jogos do Cuiabá
- Coritiba (C) – 27/05, 18h30 – Campeonato Brasileiro
Goiás (F) – 04/06, 18h30 – Campeonato Brasileiro