Firme na defesa e equilibrado no meido-de-campo e ataque, o Cuiabá conquistou uma importante vitória sobre  o Santos, por 2 a 1, na noite deste sábado (04/09), na Arena do Patanal, maior templo esportivo de Mato Grosso. Os gols da partida foram marcados por Jonathan Cafu e Elton, para o Dourado, enquanto o jovem Gabriel Pirani descontou para o Peixe da Vila Belmiro.

A vitória faz o Cuiabá encerrar o primeiro turno com 24 pontos, fora da zona de rebaixamento e a seis do América-MG, que abre o Z-4 e tem um jogo a menos. O Santos fica com 22, um pouco mais perto dos últimos colocados.

Portanto,   a suada vitória em casa fez o Cuiabá Esporte Clube chegar à nona posição, finalmente atingindo a parte de cima da tabela do Brasileirão da Série A, pela primeira vez, conforme a estratégia prometida pelo técnico Jorginho de Amorim Campos. Desde a chegada ao comando do Dourado de Mato Grosso, ele dizia que a meta era chegar ao final do primeiro turno do Brasileirão 2021 entre os dez primeiros colocados, na tabela de classificação.

Em sendo assim, pelas contas de Jorginho, no segundo turno, o Cuiabá terá de conquistar no mínimo mais 20 pontos, para permanecer na Série A – primeiro objetivo do clube mato-grossense, na competição, em 2021.

Por outro lado, a derrota torna ainda mais grave a situação do treinador Fernando Diniz, há tempos “balançando” no comando da Comissão Técnica do Santos Futebol Clube. Muitos conhecedores dos bastidores do alvinegro praiano já apostavam na sua demissão, em caso de nova derrota, na partida disputada no calor de 32 graus Celsius da Arena do Pantanal, numa noite de suposto inverno, na Capital de Mato Grosso.

Veja os melhores momentos

Artilheiro da temporada pelo Cuiabá, com 13 tentos, o atacante Elton desabafou, ao final da partida, ainda no gramado da Arena do Pantanal.

“Passei por um momento difícil. Ninguém gosta de ficar sem jogar, mas a gente respeita e trabalha. Futebol é assim, não pode baixar a guarda em nenhum momento. A gente vinha um tempo sem fazer gols. Entrar pouco tempo é difícil, hoje consegui entrar com um pouco mais de tempo. Exaltar nossos companheiros também. O Clayson fez um belíssimo passe, aproveitei a oportunidade, que nos deu uma vitória muito importante. Nosso principal objetivo, que é a permanencia, está próximo. Mas o segundo turno vai ser mais difícil, vamos continuar trabalhando firme”, sintetizou o autor do gol da vitória do Cuiabá.

Os dois times voltam a campo no próximo sábado (11/07), pela 20ª rodada do Brasileirão – a primeira do segundo turno. O  Dourado visita o Juventude às 17 horas (de 16 horas da Capital de Mato Grosso), no Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul (RS); enquanto o Santos recebe o Bahia às 21 horas, na Vila Belmiro.

Confira a classificação atualizada do Brasileiro

(Colaborou Darwin Júnior – Editor de Esportes)