Em um jogo onde o CRB escapou de uma goleada histórica salvo pela brilhante atuação do goleiro Victor Souza que fez ao menos cinco ‘defesaças’ e pela trave que foi carimbada duas vezes, o Cuiabá mostrou, na noite deste sábado (31), porque é um dos favoritos ao acesso à Série A em 2021. Venceu, convenceu e deu show de bola.
Jogando fácil e apresentando um futebol convincente, o Dourado bateu a equipe alagoana por 3 a 0 com gols de Élton e Marcinho (2), todos anotados no segundo tempo. Com a vitória, o time mato-grossense encerra sua participação no primeiro turno com 36 pontos e retoma a vice-liderança da Série B, ajudado pelo Avaí que mais cedo venceu o América (1 a 0), até então, segundo colocado.
O Cuiabá não tomou conhecimento dos problemas do adversário que veio à Arena Pantanal com vários desfalques (incluindo 9 jogadores infectados por Covid-19) e fez seu jogo ofensivo, sem ‘tirar o pé’ diante de um adversário que não representava ameaça e só se preocupava em defender. Embora o CRB tenha jogado com um homem a menos desde o primeiro tempo, o Cuiabá realizou uma partida brilhante e merecia até ter goleado. A figura do goleiro Victor Souza, ex-Cuiabá, não deixou.
Primeiro tempo
O jogo foi movimentado no primeiro tempo, com largo domínio do Cuiabá que partiu para a pressão e sufocou o time do CRB em seu campo de defesa. Assim, aos 4 minutos, o Dourado teve a primeira boa chance quando Élton pegou rebote na área sem goleiro, da marca do pênalti e chutou para fora, desperdiçando ótima oportunidade. Parecia jogo de ataque contra defesa, com o Cuiabá tendo 80% de posse de bola nos primeiros 15 minutos. O time alagoano optava por jogo defensivo, se aventurando apenas nos contra-ataques, mas sem oferecer muito perigo.
Aos 18 minutos, o Cuiabá teve outro bom momento em cobrança de falta. Elvis caprichou e colocou a bola em direção à ‘gaveta’. O goleiro Victor Souza, subiu e espalmou de mão trocada para evitar o gol. Se já estava difícil para o CRB, a coisa piorou aos 25 minutos, quando o volante Claudinei perdeu domínio da bola e foi expulso por puxar Williams Santanta que já estava de frente para o gol. Aos 35 minutos, a figura do goleiro do CRB apareceu ainda mais quando Elton aparou cruzamento e bateu firme. Victor Souza fez uma defesaça, no puro reflexo, evitando o gol do time da casa.
Segundo tempo
O Cuiabá voltou em altíssima voltagem do segundo tempo. Assim, logo aos 40 segundos, abriu o placar com gol relâmpago de Élton. Ele recebeu lançamento, dividiu com o zagueiro e, caído, chutou de esquerda e estufou as redes do goleiro Victor Souza. Em vantagem no placar, o Dourado não se acomodou e seguiu intenso na busca de mais gols. E poderia ter conseguido muitos gols, se não fosse a belíssima atuação do goleiro Victor Souza. Assim, aos 6 minutos, Elvis arriscou de longe e o goleiro foi no ângulo para salvar. Aos 9 minutos, por pouco o Cuiabá não ampliou com um golaço de Lucas Hernandes que driblou dois e chutou para fora.
Elton corre para comemorar o primeiro gol do Cuiabá
Somente aos 13 minutos, o CRB assustou com jogadas de Luigi que tentou por duas vezes, mas a defesa do Cuiabá tirou. Aos 21 minutos, Auremir que tinha acabado de entrar, chutou na trave, após jogada individual. Aos 27 minutos, Felipe Ferreira finalizou e a zaga do CRB tirou em cima da linha. Os jogadores do Cuiabá queriam que o juiz validasse, o que não aconteceu. Na sequência, Com chutes de Felipe Ferreira, o goleiro Victor Souza mais uma vez fez duas defesas incríveis. De longe, já era o melhor jogador do CRB em campo.
Mas, de tanto tentar, o Dourado ampliou, aos 28. Em cruzamento de Hayner, Marcinho, em noite inspiradíssima, meteu a cabeça firme e tirou do goleiro: 2 a 0. Seis minutos depois, Marcinho recebeu cruzamento de Lucas Hernandes e fez o terceiro gol.
Era ataque contra defesa em uma noite para consagrar Victor Souza, mesmo após três gols sofridos. Aos 35 minutos, Élton bateu firme e o goleiro fez outra defesa no reflexo. O Cuiabá atacou até o final e o CRB suportou. E o jogo ficou nisso.
Como fica?
O Cuiabá ultrapassou o América-MG. Ficou em segundo na Série B, com 36 pontos, e também manteve a diferença de quatro pontos em relação à Chapecoense, líder do campeonato. Nesta 19ª rodada, o CRB perdeu três posições com a derrota e caiu para o décimo lugar, com 26 pontos.
Confira gols e melhores momentos
Próximos jogos
Na próxima rodada, o Cuiabá volta a campo para enfrentar o Brasil de Pelotas em jogo que acontece no dia 7 (sábado), às 15h30 (horário de MT), no estádio Bento Freitas. Essa partida vale pela 20ª rodada, a primeira do segundo turno da competição. Antes disso, o Cuiabá enfrenta o Botafogo-RJ pelo jogo de volta das oitavas de final da Copa do Brasil, na próxima terça-feira, às 18 horas (de MT) na Arena Pantanal. Já o CRB só volta a jogar no domingo (08) às 17h15 (horário de MT), contra o Juventude no complemento da 20ª rodada da Série B.
Confira a classificação atualizada da Série B
Jogos da 19ª rodada (última do primeiro turno) Obs: horário de Brasília