Nesta segunda-feira (2) começou em Cuiabá a segunda etapa de vacinação contra a gripe em crianças de 6 meses a menores de 5 anos e grupos de risco. A meta da campanha é vacinar 208.946 pessoas.
Além das crianças, serão vacinados os seguintes grupos:
- Gestantes;
- Puérperas;
- Professores;
- Pessoas com deficiência permanente;
- Portadores das doenças crônicas não transmissíveis, como doença respiratória crônica, doença renal crônica, doença hepática crônica, doença neurológica crônica, além de diabéticos, obesos, imunossuprimidos, transplantados e portadores de trissomia;
- Caminhoneiros;
- Trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbanos e de longo curso;
- Trabalhadores portuários, profissionais das forças de segurança e salvamento;
- Forças armadas e funcionários do sistema prisional.
É necessário levar a carteira de vacinação e um documento de identificação com foto.
As categorias profissionais convocadas deverão apresentar documento que comprove a função exercida. Pessoas com comorbidade e deficiência permanente deverão apresentar um laudo ou exame para atestar a condição.
Para as puérperas, é necessário levar a certidão de nascimento, cartão da gestante ou documento do hospital onde ocorreu o parto.
Locais de vacinação
Todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) estão realizando a imunização, com exceção dos locais que estão aplicando a vacina de Covid pediátrica, que são UBS Pedra 90 I e II, UBS Parque Cuiabá, UBS Quilombo, UBS Jardim Vitória I e UBS da Guia.
A primeira etapa aconteceu entre os dias 11 e 30 de abril.