Cuiabá bateu o recorde de frio na madrugada desta quinta-feira (19) com a mínima de 8°C . Segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) a máxima para hoje não deve ultrapassar os 22 °C.  A explicação para a queda brusca de temperatura se dá pelo deslocamento de uma massa de ar polar e a passagem de um ciclone extratropical.

Na sexta-feira (20), a previsão indica mínima de 12ºC e máxima de 24ºC, com sol aparecendo no período da tarde. Para o fim de semana, a previsão indica noites frias, com temperatura na casa dos 15ºC, e dias mais quentes. No domingo, a máxima prevista é de 30ºC.

O último recorde de frio na Capital foi registrado no dia 5 de maio, quando os termômetros atingiram os 11°C e a máxima não passou dos 28°C.

Chapada

A cidade de Chapada dos Guimarães (64 Km de Cuiabá) também registrou a madrugada mais fria do ano com mínima de 2°C.  Para a quinta-feira (19) a máxima deve chegar aos 25°C.

Vídeos e fotos compartilhados em redes sociais mostram plantações inteiras cobertas de gelo. O fenômeno decorre do congelamento do orvalho sobre as plantas e é observado nas primeiras horas da manhã, antes do nascer do sol.