Na ‘despedida’ do técnico Fernando Iubel, o Cuiabá fez, na manhã deste domingo, sua melhor apresentação no Campeonato Estadual. Jogando diante do União, que vinha embalado com uma goleada histórica sobre o Sorriso, o Dourado não deu chances e venceu por 3 a 0, com gols de Elvis, Elton e Alan Mendes. Com a vitória, o time da capital ainda garantiu a classificação antecipada para a próxima fase do campeonato.
Mais do que a reabilitação após o empate diante do Nova Mutum (0 a 0) na rodada anterior, o Cuiabá foi a 17 pontos e disparou na liderança, enquanto o Colorado, que vinha em uma ascendente, fez uma de suas piores apresentações no certame e permanece na terceira colocação com 12 pontos. A partida, isolada, abriu a sétima rodada do Campeonato Mato-grossense, na Arena Pantanal.
Primeiro tempo
Cuiabá e União fizeram um primeiro tempo movimentado, fazendo jus ao duelo que valia a liderança. O Cuiabá teve mais domínio e criou as melhores situações para marcar. Assim, logo aos 4 minutos, o time da casa tomou a iniciativa. Em bola cruzada para a área, Elvis chegou batendo de primeira, com perigo, por cima do gol. Nos primeiros 10 minutos, o Colorado estava bem, com uma marcação forte, dificultando a penetração do Dourado a partir do meio de campo.
Mas, o Cuiabá martelava e assim, aos 13 minutos, quase abriu o placar. Em uma cobrança de falta, a bola foi levantada para a área e o zagueiro Marlon pegou de primeira, chutando rasteiro e forçou Neneca a fazer uma grande defesa. Aos 16 minutos em bola alçada para a área, foi a vez de Rafael Gava arriscar. A bola desviou em Jonathan Cafu e quase enganou Neneca.
A primeira finalização do União no jogo foi aos 18 minutos. Alex Maranhão recebeu no meio e chutou forte, de longe. A bola passou por cima do gol de Walter.
Finalmente aos 21 minutos, o Dourado marcou o primeiro gol. Em uma jogada bem trabalhada pelo lado direito, Jonathan Cafu recebeu e cruzou para Elvis, na marca do pênalti, que chegou batendo de primeira, acertando o ângulo baixo de Neneca: Cuiabá 1 a 0. Foi o primeiro gol de Elvis no Estadual 2021.
Elvis ainda quase marcou o segundo gol. Em cobrança de falta, ele chutou forte e Neneca espalmou para a lateral.
O melhor ataque do União foi aos 34 minutos, pelo lado esquerdo. Igor disparou forte rasteiro, de fora da área e obrigou o goleiro Walter a fazer uma grande defesa. Quase o empate. Aos 35 minutos, o Dourado respondeu com um ataque rápido. Elvis cruzou e Guilherme Pato chegou atrasado em uma bola que passou na boca do gol
Aos 41 minutos, o Cuiabá ampliou. Jonathan Cafu infiltrou pela direita e cruzou para Elton apenas escorar. A comissão técnica do União pediu impedimento no lance. O terceiro gol por pouco não veio. Guilherme Pato ganha de dois marcadores e cruza na medida para Elton que chegou batendo. A bola passou com muito perigo à esquerda do goleiro Neneca.
Segundo tempo
O recomeçou eletrizante na segunda parte. O Cuiabá, que retornou mais agressivo, logo aos 5 minutos teve um bom momento. Elvis recebeu e chutou de fora da área, obrigando Neneca a fazer uma ótima defesa espalmando para a lateral. Na sequência, o Colorado perdeu um gol incrível. Em jogada de contra-ataque, Irapuan recebeu na esquerda e disparou um torpedo que bateu no travessão e picou na linha do gol. Na volta, Maranhão subiu mais alto e cabeceou com perigo à direita do goleiro Walter. Quase o primeiro do União.
O Cuiabá teve outro bom momento aos 25 minutos em uma jogada de contra-ataque. Osman foi ao fundo e cruzou para a pequena área. O artilheiro Elton chegou atrasado em uma grande chance desperdiçada.
Jogando melhor, o Cuiabá chegou ao terceiro gol. Osman fez bela jogada pela direita e lançou o paraguaio Alan Mendes, que tinha acabado de entrar. Ele dominou com o peito e chutou, tirando o goleiro Neneca da jogada. Cuiabá 3 a 0.
O Colorado por pouco não descontou aos 34 minutos. Alex Maranhão recebeu bola na entrada da área e chutou forte. A bola passou sobre o travessão de Walter, chegando a tocar na rede do lado superior. Aos 37 minutos, Irapuan teve a chance de diminuir. Ele aproveitou vacilo da zaga do Cuiabá, limpou um zagueiro e chutou forte. O goleiro Walter fez sua melhor defesa no jogo jogando para escanteio.
O jogo marcou a despedida virtual do auxiliar técnico Fernando Iubel, que vinha atuando como treinador e comandou o Dourado por sete partidas, com quatro vitórias e três empates, incluindo a classificação na Copa do Brasil. Nesta terça-feira, o técnico Alberto Valentim assume o comando do Dourado e já deve comandar o primeiro treino.
Na próxima rodada (oitava), o Cuiabá terá pela frente o Luverdense na Arena Pantanal, enquanto o União recebe o Sinop no Luthero Lopes.