Cuiabá completa, neste dia 8 de abril de 2021, 302 anos. E o seu tão cultural linguajar cuiabano tem ganhado espaço nas redes sociais.

Aos poucos, gastando destaque, o cuiabanês conseguiu descartar então o que muitos especialistas previam: a sua própria extinção.


O publicitário e digital influencer, José Didier Provenzano, de 35 anos, mais conhecido no Instagram como “Xomano que mora logo ali”, produz conteúdos com o sotaque raiz.

Ele já tem mais de 108 mil seguidores na página que compartilha sátiras sobre diversos bairros e situações que acontecem em Cuiabá com uma pitada especial: o humor.

O produtor de conteúdo Marcus Paulo de Faria Valentin, o Marquinhos, é idealizador do blog “Experimentando por aí”. Por meio das redes sociais, ele compartilha experiências como comidas, bebidas, lugares, músicas, sotaques e outras coisas.

Na Internet, ele compartilha receitas dos mais variados tipos. No Instagram,  o @experimentandoporai conta com 36,2 mil seguidores e no Youtube 1,97 mil inscritos. “É uma questão de valorizar a cozinha regional. Inclusive, nessa semana vamos lançar a receita de uma comida típica que só encontra em Cuiabá e iremos compartilhar no domingo”.

O ator e produtor cultural, Thyago Mourão, é o artista criador dos personagens Xô Dito e Wylon e divulga os conteúdos no Instagram, que tem mais de 21,7 mil seguidores valorizando o falar e as expressões cuiabanas.

O linguajar cuiabano é parte constitutiva da cultura de Mato Grosso, instrumento de saber que serviu como base para a consolidação da cultura regional e instrumento principal de comunicação entre as pessoas.