Cuiabá completa 302 anos de fundação nesta quinta-feira, 8 de abril. É o segundo aniversário da capital durante a pandemia da Covid-19. Como no ano passado, em 2021, a data não terá festa e será passada, mais uma vez, com as ruas vazias, comércio fechado e sem programação festiva.
Em todos os anos a data era comemorada com extensa programação, com shows, atividades culturais e muita festa.
No entanto, para evitar a aglomerações e a propagação do novo coronavírus e promover o distanciamento social, os eventos estão suspensos.
Em 2019, um bolo de aniversário gigante foi montado no entorno da Praça Alencastro e distribuído com a população. Também teve show de humor com Nico e Lau, apresentações do Grupo Flor Ribeirinha e outras atrações.
No ano passado, o cronograma de aniversário da cidade estava quase concluído, quando foi cancelado por causa da pandemia. Também não houve comemoração.
Já neste ano, a única programação anunciada pela Prefeitura de Cuiabá é a ‘Romaria das Águas e Caminhada da Fé’, sob a organização da Arquidiocese de Cuiabá. O evento é para homenagear o padroeiro da capital.
Na caminhada, os principais hospitais da capital serão visitados em uma benção especial aos profissionais e pacientes internados. A concentração será às 14h desta quinta-feira (8), na Comunidade de São Gonçalo Beira Rio. Na sequência, terá início a procissão fluvial, saindo do Marco Zero indo até a Marina da Marinha na Avenida Beira Rio, coma condução da imagem do padroeiro de Cuiabá.