Após conquistar o Campeonato Brasileiro pelo Atlético-MG, o técnico Cuca vai atrás de uma taça inédita no currículo de treinador: a Copa do Brasil. E vai atrás de um feito que, no futebol brasileiro, apenas o seu velho conhecido Luiz Felipe Scolari detém: conquistar a tríplice coroa (Copa nacional, Copa continental e Liga) por um mesmo clube.
Na história dos três torneios mais importantes do calendário brasileiro – Libertadores, Copa do Brasil e Brasileiro – apenas Felipão tem as três taças por um mesmo time. No caso do campeão mundial de 2002, a façanha da “tríplice coroa” teve o raio caindo duas vezes, em lugares diferentes: Grêmio e Palmeiras.
Scolari e Alexi Stival se encontraram várias vezes na história da bola. Quando Cuca despontou no futebol gaúcho, pelo Juventude, Felipão foi um dos seus primeiros treinadores. Ambos trabalharam também no Grêmio, ainda na década de 1980.
No Tricolor, Felipão se imortalizou na década seguinte. Venceu a Copa do Brasil de 1994, depois a Libertadores de 1995 e o Brasileiro de 1996. Três taças pesadas em três anos. Foi para o Palmeiras em seguida. Mais uma Copa do Brasil de 1998 (venceu também em 2012) e a Libertadores de 1999. Voltou ao Verdão em 2018 para ser campeão brasileiro.
O técnico Cuca venceu a Libertadores de 2013 pelo Atlético. E foi campeão brasileiro de 2021 pelo clube mais marcante na carreira. Na trajetória, ainda tem um Brasileirão de 2016 pelo Palmeiras. Falta a Copa do Brasil, título que ergueu como jogador, em 1989, fazendo o gol do título da primeira edição, pelo Grêmio.
Ao longo dos 33 anos em que Copa do Brasil, Libertadores e Brasileiro passaram a dividir o calendário brasileiro, alguns treinadores chegaram perto da “tríplice coroa”. Recentemente, Abel Ferreira empilhou duas “Libertas” e uma Copa do Brasil no Palmeiras. Mas não conseguiu os pontos corridos. Ao contrário de Jorge Jesus no Flamengo, que venceu o Nacional e a Libertadores, mas não a Copa do Brasil.
Renato Gaúcho, recentemente demitido do Flamengo, foi campeão continental e da Copa do Brasil pelo Grêmio. Telê Santana venceu duas Libertadores e um Brasileiro com o São Paulo, entre 1991 e 1993. O mesmo com Tite no Corinthians (2012 e 2015) e Antônio Lopes no Vasco (1997 e 1998). (GE)