Com o adiamento do julgamento do Cruzeiro no STJD pelos incidentes da torcida no jogo contra o Coritiba, o clube conseguiu liberação para ter torcida diante do Athletico-PR, na próxima quinta-feira, às 20h, no Mineirão.

A decisão foi divulgada pelo Cruzeiro na tarde desta terça-feira. O clube divulgará, nas próximas horas, os detalhes da comercialização de ingressos para a partida, que é importante na disputa do time contra o rebaixamento. Ainda não há definição se haverá torcida diante do Palmeiras, uma vez que o confronto do dia 6 será realizado após o julgamento em primeira instância no STJD.

O pedido de recurso contra a decisão do STJD foi parcialmente aceito por Felipe Bevilacqua, vice-presidente do Tribunal Pleno. Há importantes ressalvas na decisão:

  1. Parte do Setor Amarelo, onde normalmente ficam duas torcidas organizadas do Cruzeiro, atualmente suspensas, ficará fechado;
  2. Segue proibida a entrada de pessoas ao estádio com trajes dessas organizadas suspensas;

Pela decisão, também segue mantida a proibição de presença de torcida do Cruzeiro em jogos como visitante. A alegação é de que, normalmente, a carga de bilhetes é destinada às organizadas. Portanto, o Cruzeiro não terá torcida no domingo, diante do Botafogo, no Nilton Santos.

Cruzeiro e Coritiba estavam proibidos de mandar jogos com público e de terem torcida nos duelos como visitantes, desde o último dia 16, depois que organizadas dos dois clubes invadiram o gramado da Vila Capanema e entraram em confronto.

A proibição ocorreu em caráter liminar, após a Procuradoria-Geral do STJD denunciar os clubes e pedir a punição preventiva, acatado pelo Presidente da casa. O julgamento de Coritiba e Cruzeiro em primeira instância seria na última segunda-feira, mas foi adiado para o dia 4 de dezembro.

Por conta da punição preventiva, o Cruzeiro não teve torcida diante do Vasco, em confronto direto na luta contra o rebaixamento. O mesmo ocorreu contra Fortaleza e Goiás, quando o time atuou como visitante. (GE)