O Cruzeiro oficializou a contratação do técnico Enderson Moreira, que estava no Ceará. O anúncio foi feito nesta quarta-feira, e o treinador começará a trabalhar nos próximos dias no clube celeste. O técnico de 48 anos, natural de Belo Horizonte, assina até o final deste ano, com possibilidade de ampliação do contrato em caso de acesso à Série A do Brasileiro.
Enderson Moreira chega para substituir Adilson Batista, demitido no último domingo, após derrota do Cruzeiro para o Coimbra por 1a 0, pelo Campeonato Mineiro. Será a primeira passagem de Enderson pelo profissional cruzeirense. O auxiliar-técnico Luís Fernando Flores, o preparador físico Edy Carlos e o treinador de goleiros Aíltom Serafim chegam à Toca da Raposa junto com Enderson.
A principal missão de Enderson Moreira será conseguir o acesso à Série A com o Cruzeiro, rebaixado pela primeira vez na história. Antes, terá a dura missão de conseguir inverter a desvantagem na terceira fase da Copa do Brasil, após derrota por 2 a 0 para o CRB. No Mineiro, faltando duas rodadas para o fim da fase de classificação, terá de ter bons resultados para chegar à semifinal, já que a Raposa está em quinto lugar (classificam-se quatro para as semifinais) e a três pontos do G-4. Enderson comemorou o retorno ao Cruzeiro (onde foi campeão da Copa SP em 2007) e disse que pode contribuir dentro desse projeto de reconstrução do Cruzeiro.
– Satisfação enorme de voltar ao clube que me deu a oportunidade de mudar de patamar. Estou voltando para um lugar em que tenho muito carinho e respeito. Sei que é um momento complicado para o Clube, mas acredito que eu posso contribuir para que a equipe possa dar uma resposta positiva dentro de campo. Nosso objetivo é ter um time bem organizado e que sabe o que quer
Enderson Moreira estava no Ceará — Foto: Felipe Santos/cearasc.com
Com ele, é esperado que venham para o Cruzeiro também o auxiliar Luís Fernando Flores (ex-jogador do Cruzeiro), o preparador físico Edy Carlos (à direita na foto acima) e o preparador de goleiros Aílton Serafim. Todos também deixaram o Ceará.
O treinador já conhece o clube mineiro, pelo qual trabalhou nas categorias de base e foi campeão da Copa São Paulo de Futebol Júnior em 2007. Na época, Enderson Moreira trabalhou junto do novo diretor de futebol do Cruzeiro, Ricardo Drubscky. Os dois também fizeram uma dobradinha vitoriosa no América-MG, em 2017, quando o time alviverde foi campeão da Série B do Brasileiro.
Após passagem pela base do Cruzeiro, Enderson Moreira iniciou a sua trajetória no profissional, dirigindo: Ipatinga (2008), Internacional B (2009/11), Fluminense (2011), Goiás (2011 a 2013), Grêmio (2014), Santos (2014 a 2015), Athletico Paranaense (2015), Fluminense (2015), Goiás (2016), América (2016 a 2018), Bahia (2018 a 201919) e, por último, o Ceará.
No Vovô, Enderson fez 10 partidas nesta temporada. Foram seis vitórias e quatro empates. O treinador se manteve vivo na terceira fase da Copa do Brasil e estava em quarto lugar no Grupo B da Copa do Nordeste. No Cearense, era o terceiro colocado com 11 pontos.