O Cruzeiro conseguiu abrir boa vantagem na partida de ida pela semifinal do Campeonato Mineiro. Na noite desta terça-feira (22), no Mineirão, derrotou o Athletic por 2 a 0, gols de Eduardo Brock e de Edu. Assim tirou a vantagem do Athletic (que tinha melhor campanha na 1ª fase e jogava pelo empate). Agora, a Raposa pode perder por até um gol a partida de volta, no sábado, novamente no Mineirão, para avançar à final.
O vencedor deste mata-mata decidirá o título contra Atlético ou Caldense, que iniciam o duelo da semifinal nesta quarta-feira.
Primeiro Tempo
O jogo começou bom para o Cruzeiro, que partiu para o ataque, empurrado pela torcida, e chegou ao gol aos sete minutos. João Paulo sofreu falta quase na marca do pênalti. O zagueiro Eduardo Brock mandou a bomba no ângulo para fazer 1 a 0 e celebrar seu primeiro gol na temporada.
Depois disso, o jogo ficou aberto, com o Cruzeiro buscando bastante o ataque e o Athletic, com um bom toque de bola, sempre aparecendo com perigo no contra-ataque, em ligações diretas principalmente para Rafhael Lucas. E as chances surgiram para ambos os lados. A Raposa poderia ter ampliado com Edu (duas vezes), Waguininho, João Paulo e Vitor Roque. O Athletic mandou uma bola na trave e teve uma cabeçada de Alison que passou perto.
Segundo Tempo
O Athetic fez um gol anulado pelo VAR logo no primeiro minuto. Aos três, depois de chute de Canesin em que Pedrão deu rebote, Edu colocou na rede. O juiz marcou impedimento. Mas o gol foi confirmado dois minutos depois, após confirmação do VAR. O Athletic tentou: o técnico Roger fez quatro mudanças ao mesmo tempo, tentando mudar o ritmo do jogo e apostando no veterano atacante Ricardo Oliveira (ex-Seleção, Santos e várias equipes).
CRUZEIRO 2 X 0 ATHLETIC
SEMIFINAL DO CAMPEONATO MINEIRO (JOGO DE IDA)
Data: 22/3/2022
Local: Mineirão, Belo Horizonte (MG)
CRUZEIRO: Rafael Cabral; Rômulo, Lucas Oliveira, Eduardo Brock (Wagner Leonardo, aos 33′ do 2ºT) e Rafael Santos; Willian Oliveira, Fernando Canesin(Pedro Castro, aos 33′ do 2ºT) e João Paulo (Machado, aos 16′ do 2ºT); Waguininho (Daniel Junior, aos 16′ do 2ºT), Vitor Roque (Bruno José, aos 35′ do 2ºT) e Edu. Técnico: Paulo Pezzolano.
ATHLETIC: Pedro Rocha; Willian Silva (Edson, aos 10′ do 2ºT), Sidimar, Danilo e Vinícius Silva; Diego Fumaça, Wallisson (Mariano, aos 30′ do 2ºT), Antonio Falcão (Kadu, aos 10′ do 2ºT) e Alason (Willian Mococa, aos 10′ do 2ºT); Rafhael Lucas (Ricardo Oliveira, aos 10′ do 2ºT) e Douglas Santos. Técnico: Roger Silva.
Gols: Eduardo Brock, aos 7′ do 1º tempo (1-0); Edu, aos 3′ do 2ºT (2-0)
Árbitro: Felipe Fernandes de Lima
Assistentes: Celso Luiz da Silva e Ricardo Junio de Souza
VAR: Marco Aurelio Augusto Fazekas Ferreira
Cartões amarelos: Eduardo Brock (CRU); Wallison, Edson, Kadu (ATH)