O Cruzeiro conseguiu garantir a classificação para as oitavas de final da Copa do Brasil com muito sufoco, ao bater o Remo, nos pênaltis, na última quinta-feira (12), no Independência. No tempo regulamentar, 1 a 0 para os celestes. Com o triunfo, a Raposa conseguiu quebrar dois tabus de uma só vez e ganhou moral para o restante da temporada.

Depois da vitória sobre o Remo, o time celeste encerrou um jejum de mais de 42 anos contra o adversário e conseguiu a classificação para as oitavas de final da Copa do Brasil pela primeira vez desde o rebaixamento.

A última vez que o Cruzeiro havia batido o Remo foi na primeira fase do Brasileiro de 1979, no dia 10 de outubro, quando venceu por 3 a 0, no Mineirão. Após este embate, foram oito confrontos entre as equipes, com com seis vitórias do time do Pará e outros dois empates.

Além do tabu, o Cruzeiro espantou mais um fantasma contra o Remo. Desde quando foi rebaixado para a Série B, o clube não havia conseguido se classificar para as oitavas de final da Copa do Brasil. Nos dois últimos anos, parou na terceira fase. Em 2020, o time perdeu para o CRB e, no ano passado, foi eliminado pela Juazeirense, da Bahia. (Jogada 10)