Faltam ainda 28 rodadas para a finalização da Série B, ainda é cedo de cravar algum acesso, mas o time do Cruzeiro caminha para brigar, realmente, para voltar à Série A. Líder com 25 pontos, o clube mineiro igualou a maior gordura alcançada por um clube na liderança do torneio em 10 rodadas e se aproxima dos 90% do acesso.

Desde o advento dos pontos corridos na Série B, em 2006, nas 10 primeiras rodadas, quem tinha aberto a maior vantagem para o vice-líder tinha sido Corinthians (2008) e Guarani (2009). O Timão somou 26 pontos e abriu seis para o Grêmio Barueri. No ano seguinte, o Bugre fez a mesma pontuação e abriu semelhante vantagem para o Atlético-GO.

Cruzeiro, agora, iguala essa marca. Com 25 pontos, tem seis de vantagem para o vice-líder, Bahia. Só que o time mineiro bateu um recorde ao fim da rodada 10 da Série B do Brasileiro.

Nunca um time conseguiu abrir tanta vantagem para o primeiro time fora do G-4 nas 10 primeiras rodadas na história da Série B dos pontos corridos. O Cruzeiro tem 11 pontos de vantagem para o Grêmio, com 14 pontos.

A maior vantagem, até então, tinha sido do próprio Corinthians, em 2008. Com 26 pontos, o time paulista abriu nove de vantagem para o Vila Nova-GO, o primeiro fora do G-4. O Cruzeiro, agora, detém esta marca.

Por causa do rendimento, o Cruzeiro tem, atualmente, 89,9% de chance de acesso, segundo o Departamento de Matemática da UFMG. O cálculo é feito a partir do rendimento das equipes nas 10 primeiras rodadas. O Cruzeiro tem 83,3% de aproveitamento, conquistando 25 dos 30 pontos disputados.

Pela gordura alcançada frente o Grêmio, o Cruzeiro pode até perder os próximos três jogos que, ainda assim, não deixa o G-4. O time mineiro tem sete vitórias consecutivas na Série B e oito jogos de invencibilidade no torneio. (GE)