Dudu está de volta ao Cruzeiro. O anúncio foi feito na noite desta segunda-feira. As partes fecharam acordo com duração até o fim de 2027. O atacante deve ser apresentado no dia 4 de janeiro, véspera da reapresentação do elenco na Toca da Raposa.
Dudu conversava com a diretoria do Cruzeiro antes mesmo de chegar a um acordo com o comando do Palmeiras pela rescisão do contrato que ia até dezembro de 2025. O atacante usará a camisa 7 do time mineiro.
Após alinhar o acerto com o Cruzeiro, Dudu chegou a ser procurado por outros clubes. O atacante terá um salário importante para o atual padrão do elenco cruzeirense, mas bem abaixo do que havia sido acordado no meio do ano, quando desistiu de voltar à Toca mesmo após ter sido anunciado pelo clube.
Dudu vai completar 33 anos em 2025. O atacante está recuperado da lesão de joelho direito sofrida em agosto de 2023 e disputou 19 partidas entre junho e o fim de 2024.
Revelado nas categorias de base do Cruzeiro, Dudu foi vendido ao Dínamo de Kiev, da Ucrânia, em 2011. O atacante retornou ao Brasil em 2014, para o Grêmio, e foi comprado em 2015 pelo Palmeiras. Teve uma breve saída para o Duhail (Catar), em 2019, retornando ao alviverde em 2021.
Dudu acumula 462 partidas, 88 gols marcados e 102 assistências no Palmeiras. Por lá, conquistou quatro edições do Brasileiro, duas da Libertadores, uma Copa do Brasil, uma Recopa Sul-Americana, uma Supercopa do Brasil. No currículo ainda tem seis estaduais, entre Paulista, Paranaense e Mineiro.
A polêmica recente
O Cruzeiro chegou a anunciar a contratação de Dudu e o acordo com o Palmeiras, na janela do meio de ano, mas o atacante procurou a diretoria alviverde com a intenção de declinar da negociação, após aceitar os moldes propostos.
A presidente do Palmeiras, Leila Pereira, disse que o atacante estava vendido e que o ciclo no clube paulista havia acabado. Por sua vez, o Cruzeiro informou que estava seguro da negociação e que as portas estavam abertas para o jogador.
Entretanto, Dudu quis seguir em São Paulo, e a Raposa retirou a proposta, dizendo que o assunto estava encerrado. Em comunicado, a diretoria do time mineiro afirmou que tem “a obrigação de contar em seu elenco com atletas de palavra, compromissados, leais e que VERDADEIRAMENTE queiram estar” no Cruzeiro.
Na primeira negociação, o comando da Raposa também chegou a acertar a compra dos direitos econômicos de Dudu por mais de R$ 20 milhões. O jogador teria salário compatível ao que ganhava no Palmeiras para um vínculo até 2028, com possibilidade de ampliação por mais um ano.
No novo acordo assinado, o Cruzeiro não terá de pagar ao Palmeiras para contar com o atacante, pois Dudu ficou livre no mercado. (GE)