Aprender música desde a infância não é apenas uma atividade divertida — é uma experiência completa de desenvolvimento. A prática musical melhora a concentração, fortalece a memória, desenvolve a coordenação motora e contribui para o crescimento emocional das crianças. E quem confirma isso não são apenas os especialistas, mas também os pequenos músicos que já vivem essa transformação.
Segundo estudo da University of Southern California’s Brain and Creativity Institute, aprender música na infância acelera o desenvolvimento das áreas do cérebro relacionadas à linguagem, à leitura e às habilidades matemáticas. Já uma pesquisa publicada na revista científica Frontiers in Neuroscience revelou que crianças envolvidas em atividades musicais apresentam níveis mais altos de empatia, autocontrole e cooperação.
É o que a pequena Maria Eduarda Manzano, aluna da escola Bateras Beat em Cuiabá, já percebe no seu dia a dia. “Minha coordenação motora aumentou. Percebo mais a bateria nas músicas, conheço os pratos e os tambores. Hoje eu sei o que o baterista está fazendo, entendo as viradas. A maior transformação foi na minha coordenação motora. Gosto de ir para as aulas, gosto de fazer as aulas com pratos e viradas. Quanto mais eu toco, mais eu aprendo”, conta empolgada.
Já para Ayla Tomazi Matos, a música mudou o jeito de encarar a vida. “Antes eu não gostava, mas agora eu amo. Mudou muito minha ansiedade. Hoje eu sinto apenas um frio na barriga na hora de subir no palco e estou muito mais confiante. Antes era só fazer bagunça, agora a escola é para aprender coisas novas: na bateria, no piano, no canto. Eu vou lá e toco. A gente só tem uma vida, a gente tem que desafiar essa vida”, declara.
Além dos benefícios motores e emocionais, a prática musical também pode ajudar no reconhecimento pessoal e no estímulo da inteligência. “Me ajudou na minha timidez, mas vou falar de novo porque é muito importante, né? Me dá reconhecimento”, afirma Manuela Cervi, com sabedoria. “Minha mãe falou e eu percebi nos cartazes da escola que a música trabalha várias áreas do cérebro — e isso é importante, né? Cérebro é pensamento, inteligência”, explica.
Para Maria Luísa Cervi, os benefícios também são percebidos em diferentes áreas: “Para mim desenvolveu muito a coordenação motora, e na bateria isso me ajudou bastante. Na aula de canto, fortaleceu minha voz e o raciocínio”.
O músico e educador Fabricio Roder, responsável pelas unidades do Bateras Beat em Cuiabá, explica que os efeitos da música na infância vão muito além da prática instrumental. “Quando uma criança aprende a tocar um instrumento, ela ativa simultaneamente diversas áreas do cérebro responsáveis por habilidades cognitivas, motoras e emocionais.
A música desenvolve atenção, disciplina, criatividade, coordenação e ainda favorece a autoestima e a socialização. Nosso papel, enquanto escola, é potencializar tudo isso com metodologia adequada e acompanhamento individualizado”, afirma.
A música é, sim, coisa de criança — e quanto mais cedo começa, mais forte é o impacto.