Criança precisa usar fio dental? A resposta é SIM!! A partir do momento que nós temos dois dentes na boca e eles estão em contato, já deve ser usado o fio dental!
O seu uso é indicado desde a infância, pois existem locais em que as cerdas da escova não conseguem alcançar para realizar a limpeza adequada dos dentes dos bebês e crianças.
Mesmo que a criança tenha alguns dentes separados é importante ir desenvolvendo esse hábito desde cedo. E os pais devem observar a chegada de cada dente e visitar periodicamente o dentista para as orientações necessárias.
Leia Também:
– Efeitos do tempo seco nos olhos
– Ovários policísticos é doença?
– Sculptra, o mais novo aliado para recuperar o aspecto jovial da pele
Importante reforçar que a higiene bucal da criança deve ser uma preocupação desde muito cedo, antes mesmo do surgimento dos primeiros dentinhos. Os pais devem habitualmente fazer a higienização da cavidade bucal da criança.
Para evitar a acumulação da placa, que são depósitos que se acumulam sobre os dentes e ocasionam cáries, os pais devem começar com uma limpeza regular das gengivas do seu bebê recém-nascido com um pano úmido depois de alimentá-lo.
Desde o aparecimento do primeiro dente, os pais devem escovar os dentes do seu filho após as refeições, usando de preferência uma escova de dente de cerdas macias e um creme dental com flúor acima de 1000ppmF. Atenção: a quantidade de creme dental é diferente para cada faixa etária.
Os pais devem realizar a primeira consulta ao dentista assim que possível, mas, uma boa regra é que a primeira visita ocorra após o nascimento do primeiro dente de leite. As visitas adicionais e o intervalo entre elas vão ser determinados pelo profissional, para garantir o bom desenvolvimento dental.
Até os 8 anos de idade é importante que os pais realizem a escovação do seu filho. Após essa idade, a criança pode escovar sozinha, porém sempre com a supervisão de um adulto até que tenha adquirido bons hábitos de escovação.
Uma dica para motivar o seu filho é usar uma escova de dentes que lhe seja atraente.
Escove-se junto a seu filho para dar um bom exemplo. Isso será muito útil, já que ele terá a oportunidade de observá-lo e imitá-lo. Cantar uma música enquanto a criança escova os dentes é uma ótima dica também.
Enfim, para as crianças, a obrigação de escovar os dentes não é algo natural e nem muito agradável, a não ser que os pais criem essa rotina prazerosa junto com os filhos desde pequenos.
Quando pais e mães conseguem isso, proporcionam benefícios para o resto da vida dos filhos, e nesse aspecto nada melhor do que o exemplo.
Os pais precisam mostrar que cuidam bem dos próprios dentes e explicar a importância de ir ao dentista. Assim, além do momento de escovação ser prazeroso, as consultas com o profissional também serão divertidas e animadas.
*THALITA CARVALHO é cirurgiã dentista em Cuiabá.
CONTATO: www.facebook.com/drathalitacarvalho
SITE: www.ident.com.br/thalitacarvalho/perfil-completo