Pensando em atender as demandas dos pequenos produtores, em específico da bacia leiteira estadual da região oeste, que possui amplo potencial de crescimento e geração de renda familiar no campo, o deputado Valmir Moretto (Republicanos) comandará uma audiência pública para tratar do tema, nesta segunda-feira (21). O evento será realizado no município de Araputanga, escolhido estrategicamente pelo alto número de laticínios e por estar no centro das 22 cidades que compõem a região oeste de Mato Grosso.
Atualmente, Mato Grosso é o 11º maior produtor de leite do país, com média mensal de 34 mil litros e anual de 684 milhões de litros, sendo a cadeia do leite a mais predominante nas propriedades dos agricultores familiares. Os números são expressivos; 21% da produção do leite da agricultura familiar de Mato Grosso contribuem para o cenário do agronegócio brasileiro.
Pensando em ajudar a crescer esses números e melhorar o ranking do estado, Moretto, técnicos da Empaer, Embrapa e Ministério da Agricultura e veterinários especialistas em genética leiteira e embrião convidam para participar do ato, que ocorrerá na sede do Rotary Club de Araputanga, a partir das 18h30.
Moretto afirmou que a audiência irá tratar de assuntos que possam contribuir para o crescimento da cadeia leiteira. Mato Grosso já esteve melhor ranqueado, mas com a falta de investimento no setor, hoje o estado está atrás de estados como Pernambuco, Bahia e Ceará, que possuem históricos de maior seca por ano e solo que não são tão úmidos como o de Mato Grosso.
“É uma grande oportunidade que temos para mostrar e ver o quanto a genética do gado de leite vem desenvolvendo e melhorando a bacia leiteira dos municípios da região oeste. Precisamos melhorar nossa posição no ranking. Já estivemos entre os oito melhores do Brasil e hoje somos o 11º. Então vamos discutir o melhoramento e o quanto podemos crescer”, disse o parlamentar.
O secretário Silvano Amaral, titular da pasta de Agricultura Familiar do Estado (Seaf), também confirmou participação no evento, assim como membros de laticínios, sindicatos e instituições bancárias, que irão falar sobre oportunidade de crédito com os pecuaristas que estiverem no local.
Serviço
O quê – Audiência pública sobre a bacia leiteira de Mato Grosso
Quando – Segunda-feira (21)
Horário – 18h30
Onde – Rotary Club de Araputanga