O Programa Crea Júnior mato-grossense propôs, em reunião com a presidência do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT), o primeiro Encontro Estadual do Crea Júnior, que reunirá alunos de escolas públicas e privadas do ensino médio. O evento está programado para o mês de novembro e pretende, através de palestras, workshops e mesas redondas nas áreas de engenharia, agronomia e geociências, oferecer perspectiva para adolescentes na escolha de uma futura profissão.

Segundo a Presidente em exercício, Lys Sueli Barco, a iniciativa colabora com um dos principais objetivos do programa, que é propagar o conhecimento sobre o sistema Confea/Crea: “O programa CreaJr realiza ações que aproximam os estudantes das áreas de engenharia, agronomia e geociências do sistema profissional. Ao apresentarem essas áreas aos alunos do ensino médio, podem incentivá-los a escolher uma profissão que faça parte do Sistema”, explicou Lys.

O tema proposto foi: “Explorando as engenharias e transformando o mundo ao seu redor”, em razão da necessidade que o profissional tem de sempre se reinventar e buscar mudanças constantes para ingressar cada vez mais preparado ao mercado de trabalho que está cada dia mais exigente.

O programa foi bem recebido nas faculdades do Regional, inclusive, no ano de 2022, a comissão do CreaJr-MT participou no Congresso Estadual de Profissionais, em palestras voltadas para a complementação da grade curricular e temas pertinentes para a área das engenharias, agronomia e geociências.

Segundo o Coordenador do programa, Guilherme Kallyl: “A troca de experiências, conhecimento e o networking que irão acontecer durante o encontro são mais uma forma de crescimento profissional que poderemos proporcionar. A interação entre discentes de graduação e recém-formados, com docentes e outros profissionais convidados, torna a experiência enriquecedora para todos os envolvidos”.

Os assuntos que propuseram abordar:

Reconhecimento da importância do Confea, em homenagem aos 90 anos da autarquia;

Fortalecimento da identidade profissional;

Atualização sobre as tendências da engenharia;

Promoção da integração entre profissionais e estudantes.

Estiveram presentes também o superintendente operacional, Giovani Bertol; os conselheiros Alexandre Gonçalves Porto, Aledir Magalhães e Edson da Silva Cunha; o coordenador do CreaJr, Guilherme Kallyl; as colaboradoras do CreaJr Jaqueline Quintão e Jeyselene de Souza Ferreira; a gerente de Infraestrutura e Logística Adriana Imbriani; o engenheiro civil Wesley Araújo e o engenheiro ambiental Tiago André.