O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT), através da Associação dos Engenheiros Ambientais do estado de Mato Grosso (AEAM-MT) participou no mês de junho da Semana do Meio Ambiente município de Várzea Grande. Ao marcar participação encontro no Parque Bernardo Berneck, em Várzea Grande, o presidente do Crea Mato Grosso falou sobre a importância do envolvimento profissional e social, ou seja, da população no evento. “ Conservar o meio ambiente é fundamental, pois é nele onde estão os recursos naturais necessários para a nossa sobrevivência, como água, alimentos e matérias-primas. E as atividades desenvolvidas em conjunto com a prefeitura de Várzea Grande e levadas à comunidade em forma de conscientização vem ao encontro dos profissionais do Sistema Confea/Crea, por tratar de temas que são debatidos por modalidades do Crea-MT, através de palestras e eventos”, disse o engenheiro civil Juares Samaniego.
O secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Sustentável do município, Jean Lucas Teixeira de Carvalho na Semana do Meio Ambiente realizamos uma série de eventos envolvendo escolas, avenidas e parque da cidade. A intenção foi de despertar a consciência ambiental em cada um e promover ações concretas em prol da sustentabilidade. Distribuímos mais de 1,5 mil mudas de plantas nativas, realizamos palestras educativas, atividades nas escolas, e realizadas, , ou seja, a primeira edição da EXPOSEMMA. Nesse evento apresentamos todos os setores da secretaria, ações e projetos que desenvolvemos. Foi uma forma de aproximar a sociedade da gestão”, explicou o secretário.
Além do presidente do Crea-MT e representantes da prefeitura de Várzea Grande, também fizeram parte do evento o conselheiro, eng. ambiental Edson Cunha, a diretora administrativa da Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea (Mútua), Suzan Lannes Edson Cunha o vice-presidente da AEAM-MT, eng. ambiental Bento Gonçalo da Silva e a eng. ambiental Katiene Moura.
A abertura oficial da “Semana do Meio Ambiente” ocorreu na escola IE Kids, com palestra educativa e blitz educativa de conscientização e prevenção à poluição sonora, nas avenidas Couto Magalhães e Filinto Müller. Nessa ação, as equipes de fiscalização, licenciamento e monitoramento da SEMMADRS estiveram presentes para conscientizar a população sobre os impactos negativos da poluição sonora e como evitá-la.
No dia 06, ocorreu a primeira edição do EXPOSEMMA no Parque Bernardo Berneck. A ação apresentou os projetos sustentáveis existentes no município, e os participantes puderam trocar experiências e adquirir conhecimentos sobre preservação ambiental.
“A EXPOSEMMA foi um sucesso, mais de 200 pessoas visitaram o Parque Berneck no dia e conheceram de perto os setores de Coordenação de Gestão do Meio Ambiente, a Gerência de Educação Ambiental, a Gerência de Monitoramento e Processamento de Dados, a Gerência de Parque e Arborização/Viveiro, a Coordenadoria de Desenvolvimento Rural, a Coordenadoria de Inspeção Municipal, a Coordenadoria Administrativa Financeira e a Coordenadoria de Fiscalização Ambiental”, citou a gerente de Educação Ambiental de Várzea Grande, Adriana Alves da Anunciação.
Confira o conteúdo exposto por cada setor da Secretaria na 1ª EXPOSEMMA:
Educação Ambiental – Composta por sete servidores, sendo eles biólogos, pedagogos e técnico ambiental, são os responsáveis pelas atividades educativas nas escolas municipais, estaduais e particulares; em comunidades, empresas e cooperativas e demais entidades. A equipe também é responsável por cursos de formação, capacitação para o setor empresarial e educacional; realiza teatro para o público infantil, curso de compostagem, trilhas ecológicas, gincanas com o Jogo de tabuleiro ambiental e mutirões nas comunidades a fim de trabalhar a educação ambiental, principalmente nas regiões que estão inseridas os projetos de Recuperação de Nascentes e da Lagoa do Jacaré.
Desenvolvimento Rural Sustentável
tem foco no apoio e na assistência técnica aos produtores rurais de Várzea Grande em 4 cadeias produtivas: apicultura, piscicultura, olericultura e gado leiteiro. Além da feira mensal aos pequenos produtores, ajuda com equipamentos como caminhões e tratores, calcário e outros insumos.
Gerência de Parque e Arborização – A gerência fica localizada no Parque Berneck, mas tem a incumbência de cuidar dos três parques da cidade: Parque Berneck, Tanque do Fancho e Flor do Ypê. Realiza mensalmente a doação de 800 mudas nativas, além do plantio. O Viveiro Municipal terá capacidade para produção de 170 mil mudas por ano.
Gestão do Meio Ambiente – Responsável por três gerências: Educação Ambiental; Monitoramento e Processamento de Dados, Parque e Arborização. Realiza licenciamento ambiental, certidão de tratamento acústico, projetos de recuperação de nascentes e análise de processos de licenciamento ambiental. O setor é composto por técnicos habilitados na área ambiental, multidisciplinar nas áreas de conhecimento, geologia, engenharia sanitária e ambiental, biologia, engenharia florestal.
A Gerência de monitoramento é responsável pelo controle, acompanhamento e comprimento das condicionantes dos pareceres técnicos, monitorar as validades das licenças ambientais, e, dispensa ambiental. Elaborar projeto e execução de cercamento de áreas verdes e de área de preservação permanente (APP), além da instalação de placas informativas quanto às restrições ambientais.
Coordenadoria Administrativa e Financeira
realiza serviços que englobam limpeza, manutenção e segurança do ambiente físico de trabalho, a gestão de serviços de RH, gestão da frota de veículos da secretaria, gestão do patrimônio, gestão dos convênios, instrução de processos licitatórios, dentre outros.
(Cristina Cavaleiro/ Fotos: Rennan Kawahara)