O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT) apoiou o IV Workshop Geoparque Chapada dos Guimarães, que aconteceu entre os dias 05 e 07 de outubro no Salão Paroquial da Igreja Sant’Ana, em Chapada dos Guimarães. O evento buscou trazer conhecimentos sobre a história da Terra com uma programação repleta de palestras e atividades enriquecedoras.

Segundo a vice-diretora administrativa do Crea-MT, Geóloga Daiane da Silva Brum o workshop é importante na luta pelo reconhecimento da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) do território como um Geoparque Global. “Envolver toda a comunidade e divulgar informações sobre o Geoparque é de suma importância nessa caminhada e o Crea-MT pretende ajudar a fomentar esse caminho até o reconhecimento”, explicou a vice-diretora.

A conselheira do Crea-MT, geóloga Sheila Klener, explicou que o evento é de grande importância para a sociedade, comunidade geológica e profissionais do Sistema Confea/Crea/Mútua pois abraça várias profissões. “O Geoparque é uma área que abrange o município de Chapada dos Guimarães. O geoparque é um território caracterizado pelo seu relevante interesse geológico, paleontológico, geomorfológico, dentre outros. O objetivo de realizar esses eventos é divulgá-lo e buscar o seu reconhecimento pela Unesco. A chancela da Unesco agregará valor aos atrativos do município, fomentando o turismo na região”, disse a conselheira.

Para o geólogo Caiubi Kuhn, coordenador científico do Geoparque Chapada dos Guimarães: “O Geoparque é uma iniciativa que possibilita a transformação social, por meio da educação, da geração de renda por meio do turismo e da indústria criativa, e pela melhoria contínua do ordenamento territorial. A construção de políticas públicas que possibilitem esse tripé, é uma forma de usarmos as riquezas para fomentar o desenvolvimento sustentável”.

A agenda foi promovida pelo Comitê Científico do Geoparque Chapada dos Guimarães em parceria com a UFMT, Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), Federação Brasileira de Geólogos (FEBRAGEO), Associação dos Profissionais Geólogos do Estado de Mato Grosso (AGEMAT), Associação de Geólogos de Cuiabá (Geoclube) e Prefeitura de Chapada dos Guimarães, e com o apoio do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA-MT), do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (CONFEA) e da MÚTUA.

equipe de comunicação do Crea-MT