Maior prova de rua do Centro-Oeste, importante fonte de divulgação mato-grossense no país e no exterior, realizada há 40 anos ininterruptamente com a participação de milhares de corredores brasileiros e de outros países, a Corrida de Reis será declarada oficialmente Patrimônio Imaterial, Histórico e Cultural de Mato Grosso graças a um projeto de lei do deputado Júlio Campos (União), que entra em tramitação nesta quarta-feira, 11.
Júlio Campos argumenta que a Corrida de Reis promovida pela TV Centro América, com percurso em Várzea Grande e Cuiabá, “é símbolo de integração social e cultural, além de promover saúde, lazer e inclusão por meio da prática esportiva”. Segundo o deputado, “a magnitude da grande prova do atletismo no Centro-Oeste é mais um dos importantes legados do empresário Ueze Elias Zahran a Mato Grosso e merece o reconhecimento oficial”.
O deputado observa que além do evento esportivo em si, a Corrida de Reis “é um fator de integração estadual, com a participação de competidores amadores de todos os municípios, que aproveitam a permanência na capital para o turismo e o lazer”.