O Coritiba venceu por 2 a 0 o Atlético-GO, nesse domingo (dia 11), no Couto Pereira, pela 26ª rodada do Campeonato Brasileiro. Com o resultado, o time paranaense chegou a 28 pontos e subiu do 17º para o 16º lugar, deixando a zona de rebaixamento. O time goiano é o 19º colocado, com 22 pontos.

E, com isso, o Cuiabá Esporte Clube foi empurrado para a zona de rebaixamento – o Z-4. Mesmo que vença o Atlético Paranaense, na Arena da Baixada, em Curitiba, no próximo domingo, dia 18, o Dourado corre o risdo de permanecer no Z-4 do Brasileirão de 2022.

Esse foi o 4º jogo de Guto Ferreira como técnico do Coritiba, agora com 2 vitórias e 2 derrotas. E o treinador promoveu quatro mudanças na escalação em relação ao último jogo – três por opção tática e apenas uma por desfalque.

Os gols do Coxa foram dos pontas Alef Manga e Fabrício Daniel, ambos de cabeça.

FASE
O Atlético-GO vive má fase, com apenas uma vitória nas últimas 13 rodadas do Brasileirão (3 empates e 9 derrotas no período).

VICE-ARTILHEIRO
O ponta Alef Manga chegou a 12 gols em 43 jogos – é o vice-artilheiro do Coxa em 2022, superando Igor Paixão (11 gols em 37 jogos) e atrás do centroavante Léo Gamalho (16 em 34). Fabrício Daniel tem agora 2 gols em 18 jogos pelo Coxa.

ESTREIA
O goleiro Gabriel (29 anos, ex-Lecce-ITA), contratado em julho, finalmente estreou pelo Coritiba. Ele não jogava desde maio (na Itália) e sofreu duas lesões desde que chegou ao clube paranaense. Dos reforços contratados na janela de agosto, os únicos que não estrearam são o centroavante Cadorini (19 anos, emprestado pelo Inter) e o volante colombiano Juan Diaz (21 anos, ex-Independiente Medellín).

ESCALAÇÃO
Guto Ferreira começou com quatro mudanças em relação ao último jogo, com as entradas de Gabriel, Rafael Santos, Jesús Trindade e Robinho. Ex-titulares, Alex Muralha, Bernardo e Egídio começaram no banco. As baixas eram Henrique, Willian Farias, Diego Porfírio, Andrey, Boschilia e Pablo García, todos em recuperação. Guto Ferreira usou o esquema tático 4-2-3-1, com Alef Manga e Fabrício Daniel pelos lados do campo e Robinho centralizado na linha de três. Recuperado de lesão, Léo Gamalho começou no banco.

O Atlético-GO não tinha o goleiro Ronaldo e os zagueiros Ramon Menezes e Emerson Santos, todos lesionados.

PRIMEIRO TEMPO
O primeiro tempo foi equilibrado. O Coritiba apostou nos avanços dos laterais e nos cruzamentos para atacar. Já o Atlético usava a qualidade dos pontas Shaylon e Luiz Fernando para criar boas jogadas.

O cenário ficou equilibrado, com três boas jogadas ofensivas de cada equipe. O time goiano chegou a acertar o travessão aos 11, em chute de Luiz Fernando. E o Coritiba abriu o placar aos 44, em cruzamento de Natanael e cabeceio de Alef Manga: 1 a 0.

 

SEGUNDO TEMPO
O Atlético voltou do intervalo com duas substituições e criou duas boas jogadas em dois minutos. No terceiro minuto, porém, o Coxa ampliou para 2 a 0, na bola parada. Robinho cobrou falta cruzando na cabeça de Fabrício Daniel, que finalizou no canto.

Aos 16, as primeiras trocas no time paranaense, com as entradas do ponta Warley e do meia Thonny Anderson. Aos 22, entrou o lateral-direito Nathan Mendes.

O Coxa recuou, se fechou na defesa e passou a levar perigo em contra-ataques. O Atlético até mostrou qualidade na construção, mas encontrou uma defesa sólida pela frente. Aos 37, entraram o centroavante Léo Gamalho e o volante Bernardo.

 

ESTATÍSTICAS
No total dos 90 minutos, o Coritiba somou 42% de posse de bola, 13 finalizações (5 certas), 16 faltas cometidas e 75% de precisão nos passes. O Atlético-GO teve 15 finalizações (4 certas), 11 faltas cometidas e 85% de precisão nos passes. Os dados são do Sofascore.

 

CORITIBA 2X0 ATLÉTICO-GO
Coritiba: Gabriel; Natanael (Nathan Mendes), Chancellor, Luciano Castán e Rafael Santos; Jesús Trindade e Bruno Gomes; Alef Manga (Warley), Robinho (Thonny Anderson) e Fabrício Daniel (Bernardo); Adrián Martínez (Léo Gamalho). Técnico: Guto Ferreira
Atlético-GO: Renan; Hayner, Wanderson, Klaus e Jefferson; Edson Fernando (Marlon Freitas) e Willian Maranhão; Shaylon (Jorginho), Rato (Airton) e Luiz Fernando (Peglow); Ricardinho (Churín). Técnico: Eduardo Baptista
Gols: Alef Manga (44-1º) e Fabrício Daniel (3-2º)
Expulsão: Eduardo Baptista (39-2º)
Cartões amarelos: Rato, Luiz Fernando, Wilian Maranhão (A). Alef Manga, Robinho, Natanael, Adrián Martínez, Rafael Santos, Gabriel (C).
Árbitro: Vinícius Gonçalves Dias Araújo (SP)
Público: 15.046 pagantes
Local: Couto Pereira