O Coritiba tem um cenário complicado para conseguir a permanência na Série A. Na 18ª colocação, o Coxa é o terceiro time com a maior probabilidade de cair e tem que vencer mais da metade dos jogos restantes na competição.
Com 15 rodadas restantes, a equipe alviverde tem apenas 20 pontos e precisa somar 25 pontos para atingir a média de pontos, que garante a permanência nos últimos dez anos, que é de 45 pontos.
Dessa forma, o Coritiba tem que vencer oito jogos e empatar um. Outra possibilidade é vencer nove partidas e atingir 47 pontos. Em caso otimista, de 2010 para cá, o time que fez 43 pontos se garantiu em sete oportunidades.
Técnico Rodrigo Santana precisa mudar o perfil do Coritiba para um aproveitamento bem maior do que teve até agora — Foto: Matheus Sebenello/NeoPhoto
De acordo com o site Infobola, do matemático Tristão Garcia, o Coxa tem 77% de risco de rebaixamento. A probabilidade aumenta a cada rodada. Apenas Botafogo (81%) e Goiás (90%) estão acima.
Os números, de fato, não animam a torcida alviverde. O Coritiba tem somente 29% de aproveitamento, o terceiro pior ataque (20 gols), a quarta defesa mais vazada (32 gols) e é a equipe que mais perdeu (13) no Brasileiro.
Nem mesmo o desempenho como mandante, historicamente forte, é satisfatório em 2020. O time coxa-branca somou 11 pontos, com três vitórias, dois empates e seis derrotas – é o 18º aproveitamento no Brasileirão. O Coxa ainda faz mais oito partidas em casa.