O Coritiba acerta os últimos detalhes e deve anunciar Antônio Carlos Zago como novo técnico para a sequência da temporada 2023. Ele é a bola da vez para substituir o português António Oliveira, demitido na terça-feira.
O ge tinha antecipado que a cúpula alviverde trabalhava com o nome de Zago e, também, com o de Roger Machado. Depois de falar com ambos, o clube avançou nas conversas com Antônio Carlos Zago, aguardando apenas detalhes do contrato. A expectativa é de anunciar o novo comandante nesta quarta-feira.
A diretoria sentiu que Zago se encaixa melhor no projeto apresentado pelo clube e, também, no que o time precisa para a sequência da temporada.
Em conversa rápida com o ge, Zago estava torcendo para um acerto o mais rápido possível.
– Tomara – respondeu o treinador, questionado se a negociação daria certo.
A expectativa é que o novo treinador já faça a estreia no domingo, contra o Fortaleza, no jogo válido pela segunda rodada do Campeonato Brasileiro.
Título pelo Bragantino, passagens fora do Brasil
Aos 53 anos, Zago deixou o Bolívar, da Bolívia, em novembro do ano passado. Ele estava sem clube desde então. O treinador soma passagens por Palmeiras, Internacional, Juventude, Bragantino e Kashima Antlers, do Japão, entre outros clubes.
Ele foi campeão da Liga Boliviana, em 2022, com o Bolívar, e conquistou também a Série B do Brasileiro pelo Bragantino, em 2019.
Como jogador, Antônio Carlos foi zagueiro e campeão por onde passou. Conquistou o Campeonato Brasileiro por São Paulo (1991), Palmeiras (1993 e 1994) e Santos (2004). Com o Tricolor paulista, foi campeão da Libertadores em 1992. Fez história também pela Roma, com o título do Italiano (2000/01). Teve ainda passagens pela seleção brasileira, com a conquista da Copa América, em 1999.
Zago assume o Coritiba no ano de maior investimento da história do clube. Ele é o quarto técnico da gestão comanda pelo presidente em exercício, Glenn Stengger. O Coxa já contou com Gustavo Morínigo, Guto Ferreira, António Oliveira e, agora, Zago.
Na temporada, o Alviverde foi eliminado nas quartas de final do Paranaense, pelo Cascavel, e está na terceira fase da Copa do Brasil, contra o Sport – empatou no jogo de ida por 3 a 3, no Couto Pereira, e terá a decisão na próxima semana, em Recife.
No Brasileirão, o objetivo do clube é permanecer na Série A e voltar a jogar a uma competição internacional. No meio disso, o Coritiba não vence há seis jogos. A última vitória foi no dia 23 de fevereiro, sobre o Humaitá, pela Copa do Brasil. (GE)