O Corinthians foi punido pela Fifa e está, neste momento, impedido de registrar novos atletas. O transfer ban anunciado pela entidade é por causa de uma dívida do clube com o zagueiro paraguaio Fabián Balbuena.
De acordo com o site da Fifa, a punição teve início nesta quinta-feira, dia 31 de outubro, e será válida por mais três janelas de transferências. Ou seja, o Timão não poderá registrar jogadores até a metade de 2026.
O jogador cobra quase R$ 7 milhões do clube por falta de pagamento de direitos de imagem na segunda passagem dele pelo Timão, encerrada em 2023.
Não cabe recurso quanto ao pagamento da indenização a Balbuena. Porém, o Corinthians pode buscar um efeito suspensivo ao transfer ban na Corte Arbitral do Esporte, na Suíça. Porém, em casos assim, o trâmite burocrático é tão complexo e custoso que acaba por não compensar ao clube.
Assim, para ser liberado para registrar novos jogadores o Corinthians precisa quitar a pendência com o zagueiro paraguaio ou entrar em acordo com ele.
A segunda passagem de Balbuena pelo Corinthians foi iniciada em julho de 2022, quando ele foi emprestado pelo Dínamo de Moscou, da Rússia, por um ano.
Antes, ele havia atuado pelo Timão de 2016 até 2018, quando se destacou nas conquistas do Brasileirão e do Paulistão. Ele deixou o clube em julho de 2018 após o West Ham, da Inglaterra, pagar 4 milhões de euros (cerca de R$ 18 milhões na época), valor da multa rescisória. (GE)