A dura goleada sofrida no Dérbi contra o rival Palmeiras já parece ter sido devidamente cicatrizada no Corinthians. Jogando bem e repetindo o padrão de jogos anteriores, o Timão venceu o Sport por 3 a 0 na noite desta quinta-feira, na Neo Química Arena, pela 31ª rodada do Campeonato Brasileiro, numa partida tranquila e de poucos sustos por parte da equipe de Vagner Mancini. Gustavo Mosquito, Mateus Vital e Jô marcaram para o Timão, que sobe uma posição na tabela e deixa o Sport à beira do Z-4, preocupadíssimo com o rebaixamento.
Como fica?
A vitória leva o Corinthians aos 45 pontos, mesma pontuação do Santos, mas agora na oitava posição graças ao saldo de gols – quatro contra três. O Sport fica com 32, em 16º lugar, e só fica fora da zona da degola porque tem uma vitória a mais do que o Vasco, que abre o Z-4.
O chuta-chuta
A pancada no Dérbi não mudou os planos do Corinthians, que continua na briga pelo G-6 do Brasileirão – que dá vaga à competição sul-americana. A reação passa pelos pés de Mateus Vital, que marcou de novo e chegou a três gols nos últimos quatro jogos, finalizando mais e melhor (foram sete contra o Sport). O Timão soma agora 21 pontos em 11 jogos no returno e está firme na missão.
Primeiro tempo
Os primeiros 45 minutos foram de controle do Corinthians, que parece ter se refeito rapidamente da derrota contra o Palmeiras e mostrou o padrão de jogo que vem apresentando nos últimos jogos – maior posse de bola, triangulações rápidas (principalmente pela direita) e marcação mais agressiva no rival. O Sport, por outro lado, pôde aproveitar espaços deixados justamente por essa pressão corintiana, mas o centroavante Dalberto errou nas oportunidades que teve – a melhor delas cara a cara com Cássio, num lance em que já estava impedido. Com 59% de posse e 10 finalizações, o Timão chegou naturalmente ao gol após passe de Cazares e finalização de Gustavo Mosquito, na saída de Luan Polli. Além deles, Fagner completou o trio que incomodou bastante o Sport pelo lado direito do ataque.
Segundo tempo
O Timão resolveu o jogo logo no primeiro minuto, com Mateus Vital aproveitando falha de Iago Maidana e finalizando de fora da área para fazer 2 a 0 – uma característica que o meia vem aprimorando desde a chegada de Vagner Mancini. Assim, com naturalidade, o time alvinegro continuou dominando as ações e marcou o terceiro com Jô, após passe de Fagner, melhor em campo. Jair Ventura tentou uma resposta lançando garotos como Bruninho e Mikael – este chegou a diminuir o placar, mas viu o gol ser anulado por impedimento.
Desfalque de última hora
Diagnosticado com Covid-19, Hernane Brocador ficou no hotel em São Paulo e nem foi à Neo Química Arena. Centroavante foi baixa do Sport contra o Corinthians.
Próximos jogos
O Corinthians volta a campo na próxima segunda-feira para enfrentar o Red Bull Bragantino, às 20h (de Brasília), na Neo Química Arena. Já o Sport recebe o Bahia no domingo, às 18h15, na Ilha do Retiro. Os dois jogos são válidos pela 32ª rodada do Brasileirão. (Globo Esporte)