O Corinthians empilhou chances no segundo tempo, mas, ainda assim, não conseguiu balançar a rede do América-MG, que venceu por 1 a 0 na noite desta quarta-feira (5/7), em Belo Horizonte. Juninho, na primeira etapa, anotou o gol solitário do jogo de ida das quartas de final da Copa do Brasil. Mas o destaque no Independência foi o goleiro Pasinato, com oito defesas difíceis.
Assim, na partida de volta em Itaquera, na semana que vem, o Coelho terá a vantagem do empate para avançar à semifinal do mata-mata nacional. Quem passar deste duelo enfrentará o vencedor de São Paulo x Palmeiras.
Primeiro tempo: Coelho cirúrgico
O Corinthians até foi superior nos 20 minutos iniciais. Com posse, prendeu o adversário na defesa e ameaçou em finalizações de Róger Guedes e Gabriel Moscardo. Os anfitriões, contudo, se ajustaram e levaram perigo em chegadas rápidas, principalmente com infiltrações de Juninho. Na primeira delas, o volante arrematou por cima. Mas, na seguinte, ele chegou atrás da marcação de Gil e concluiu para abrir o placar. O Timão reagiu em lances individuais de Róger Guedes pela esquerda. Assim, o goleiro Pasinato fez duas grandes defesas na reta final.
Segundo tempo: São Pasinato!
O duelo ficou ainda mais aberto no retorno do intervalo. O Coelho teve chances de ampliar em meio à blitz corintiana. Avelar, com Cássio já caído, recebeu de Juninho e chutou para fora, desperdiçando chance incrível. Pasinato, com tempo espetacular de reação nas bolas, salvou o Coelho em arremates de Vera, Alberto, Biro, Guedes e Araújo.
O goleiro ainda contou com a trave em finalização de Biro. O América conseguiu segurar a pressão embora tenha feito o Corinthians sofrer riscos em contra-ataques. Desse modo, restará ao Timão contar mais uma vez com a força da Fiel para buscar mais uma classificação na Copa do Brasil.
AMÉRICA-MG 1×0 CORINTHIANS
Quartas de final da Copa do Brasil-2023
Data: 5/7/2023
Local: Estádio Independência, Belo Horizonte (MG)
AMÉRICA: Mateus Pasinato; Marlon, Éder, Iago Maidana e Danilo Avelar (Nicolas, 20’/2°T); Lucas Kal, Juninho, Everaldo (Felipe Azevedo, 32’/2°T), Benítez (Pedrinho, 12’/2°T) e Emmanuel Martínez (Wanderson, 32’/2°T); Mastriani (Aloísio, 12’/2°T). Técnico: Vagner Mancini
CORINTHIANS: Cássio; Fagner, Murillo, Gil e Fábio Santos; Moscardo, Fausto Vera (Maycon, 32’/2°T), Ruan (Matheus Araújo, 19’/2°T) e Adson (Guilherme Biro, 19’/2°T); Róger Guedes e Yuri Alberto. Técnico: Vanderlei Luxemburgo
Gol: Juninho, 31’/1°T (1-0)
Árbitro: Leandro Pedro Vuaden (RS)
Auxiliares: Rodrigo Figueiredo Henrique Correa (Fifa/RJ) e Kleber Lucio Gil (SC)
VAR: Wagner Reway (Fifa/PB)
Cartões amarelos: Marlon (AMG); Gabriel Moscardo, Adson (COR) (Jogada 10)