Sem pressa, mas confiante e de portas abertas. É assim que o Corinthians trata o caso do volante Paulinho, que está livre no mercado e negocia seu retorno ao clube após mais de oito anos.

A diretoria alvinegra ofereceu a estrutura do CT Joaquim Grava para Paulinho manter o condicionamento físico. Embora tenha gostado da ideia, o jogador de 33 anos ainda não aceitou o convite. No meio deste ano, ele preferiu utilizar as instalações do Bragantino para evitar as especulações sobre uma possível volta ao Corinthians – algo que aconteceu no início de 2020.

– A gente brincou que ele escolheu Bragança Paulista para ficar perto dos pesqueiros que ele gosta – disse um dirigente do Timão, sobre um dos passatempos do jogador.

Desta vez, porém, tanto o Timão quanto o jogador demonstram bastante confiança num acerto. A proposta apresentada pelo clube é menor do que a realizada no meio do ano, mas ainda assim considerada muito boa pela cúpula alvinegra.

Pessoas próximas ao volante apontam que um retorno agora ao Corinthians “seria bom para todos”. Atuando no exterior desde 2013, ele entende que é um bom momento para voltar ao Brasil. No clube, há quem diga que ele já teria dado sua palavra para retornar em 2022.

Após passagem-relâmpago de dois meses pelo Al-Ahli, da Arábia Saudita, Paulinho está no Brasil desde o fim de setembro. Ele tem feito treinos físicos na academia, mas não trabalha com bola.

Paulinho treinou Corinthians em fevereiro de 2020 — Foto: Daniel Augusto Jr / Ag Corinthians

Paulinho treinou Corinthians em fevereiro de 2020 — Foto: Daniel Augusto Jr / Ag Corinthians

Como o jogador não pode mais entrar em campo neste ano, o Corinthians não tem pressa para avançar na negociação.

Paulinho tem relação próxima com a atual direção corintiana – formada por cartolas com quem ele conviveu na passagem pelo clube – e com alguns atletas do atual elenco, como Fábio Santos e Renato Augusto.

Embora ainda enfrente dificuldades financeiras, o Corinthians entende ser viável a contratação do ídolo neste momento. Porém, para fechar com as contas de 2021 no azul, o clube prevê arrecadar R$ 80 milhões com vendas de jogadores até o fim do ano.

Pelo Timão, Paulinho disputou 167 jogos e marcou 34 gols de 2010 a 2013. O volante foi campeão da Libertadores e do Mundial, em 2012, depois de ter vencido o Campeonato Brasileiro, em 2011. Ele ainda foi campeão paulista em 2013.

Paulinho em pesqueiro em Bragança Paulista — Foto: Reprodução

Paulinho em pesqueiro em Bragança Paulista — Foto: Reprodução

(Globo Esporte)