O empate em 0 a 0 na tarde deste domingo, na Neo Química Arena, foi mais uma prova de que o Corinthians não deve mesmo ir para a Copa Libertadores e o Vasco deve disputar a Série B em 2021. Mesmo com objetivos claros, os dois times fizeram um jogo ruim, criaram pouco e não saíram do zero no duelo válido pela 37ª rodada do Campeonato Brasileiro.

O Timão, jogando em casa, teve maior posse de bola, mas levou pouco perigo – agora deve se contentar com a vaga na Copa Sul-Americana. O Cruz-Maltino, que chegou ao jogo falando em #MilagreDeItaquera, precisará, agora sim, de um milagre na última rodada em São Januário para se livrar do rebaixamento.  

Como fica?

O Corinthians vai a 50 pontos, em décimo lugar, mas perde qualquer chance de Libertadores se o Santos somar pelo menos um ponto em seis possíveis. O Vasco vai a 38 e fica a três do Fortaleza, primeiro fora do Z-4, com 41 – e 12 gols a mais de saldo em relação ao Cruz-Maltino.

O drama vascaíno

O Vasco tem chances remotas de permanecer na elite do futebol brasileiro: precisa vencer o Goiás em São Januário, na quinta-feira, torcer por uma derrota do Fortaleza para o Fluminense, no Maracanã, e tirar uma diferença de saldo que hoje é de 12 gols (-8 do Fortaleza e -20 do Vasco). A reação dos jogadores após o fim do jogo, porém, mostra que a Série B já é uma realidade – muito choro no banco de reservas.

Jogadores do Vasco choram no banco de reservas após empate que complica muito a situação na tabela

Jogadores do Vasco choram no banco de reservas após empate que complica muito a situação na tabela

 

Craque do Jogo

Walter, goleiro reserva do Corinthians, foi o escolhido na votação popular mesmo sem ter entrado em campo. Os comentaristas Casagrande e Ana Thaís Matos votaram no volante Gabriel.

Eleito craque do jogo, Gabriel lamenta empate sem gols com o Vasco: "Tentamos, corremos, mas sabíamos que ia ser duro"

Eleito craque do jogo, Gabriel lamenta empate sem gols com o Vasco: “Tentamos, corremos, mas sabíamos que ia ser duro”

Primeiro tempo

O Corinthians teve a bola nos pés (58% de posse), mas foi pouco efetivo e só conseguiu criar pelo lado direito, com Fagner e Gustavo Mosquito – este último teve de ser substituído aos 33 minutos após uma pancada no joelho. Fernando Miguel só fez uma defesa mais difícil, em chegada de Fagner e chute cruzado. O Vasco, mesmo precisando da vitória para evitar o rebaixamento, teve a postura de esperar o rival e apostar em escapadas rápidas de Pikachu e Talles Magno. Nada aconteceu nos primeiros 45 minutos, porém. A melhor chance vascaína foi num chute de Carlinhos, que passou à direita do gol de Cássio.

Fernando Miguel! Mosquito faz boa triangulação com Ramiro, que toca e Fagner solta a bomba para defesa do goleiro, aos 16 do 1º

Fernando Miguel! Mosquito faz boa triangulação com Ramiro, que toca e Fagner solta a bomba para defesa do goleiro, aos 16 do 1º

Segundo tempo

Cazares começou a etapa final na vaga de Araos, mas o panorama do jogo foi praticamente o mesmo. Um Corinthians cauteloso, evitando sofrer contra-ataques, e um Vasco mais fechado e evitando sofrer o gol que poderia selar o rebaixamento. A melhor chance veio quase ao acaso, num cruzamento de Carlinhos que enganou Cássio e terminou no travessão. O Timão perdeu algumas chances no fim, principalmente com Jô, muito fora de ritmo, e o 0 a 0 se mostrou o placar mais justo.

 Gabriel Pereira em Corinthians x Vasco

Gabriel Pereira em Corinthians x Vasco (Foto: Marco Galvão/Estadão Conteúdo)

 

Próximos jogos

Os dois times voltam a campo na próxima quinta-feira, às 21h30 (de Brasília), pela 38ª e última rodada do Brasileirão. O Corinthians vai ao Beira-Rio enfrentar o Internacional, enquanto o Vasco recebe o Goiás, em São Januário.