O Corinthians emendou a segunda vitória no Campeonato Paulista ao bater o São Caetano por 1 a 0 na noite deste domingo. Bruno Méndez, zagueiro improvisado como lateral-esquerdo, fez o gol que garantiu mais três pontos ao Timão, que agora soma dois empates e dois triunfos na largada da competição. O jogo (muito ruim, repleto de erros) no estádio Anacleto Campanella, no ABC, foi o último do Paulistão antes de uma parada de duas semanas como medida de contenção do novo coronavírus – isso se uma reunião, marcada para a manhã desta segunda-feira, não mudar a decisão do governo estadual.
Com a vitória, o Corinthians se isolou na liderança do Grupo A, com oito pontos, três à frente do Santo André – derrotado pelo Bragantino na rodada. O São Caetano, com apenas um ponto, é o lanterna do Grupo D. Clique aqui e veja a tabela do Campeonato Paulista.
O Corinthians volta a campo na próxima quarta-feira, contra o Salgueiro-PE, na cidade de mesmo nome, pela Copa do Brasil. No Paulistão, o próximo jogo seria domingo, às 16h, contra o Mirassol, fora de casa, mas vai depender da reunião entre Federação Paulista, Ministério Público e governo estadual, nesta segunda-feira. Se a paralisação do campeonato for derrubada, tem São Caetano x Novorizontino também no domingo, às 18h15.
O gol de Bruno Méndez foi o primeiro do uruguaio com a camisa do Corinthians. Ele disputou 34 partidas pelo clube. Curiosamente, o zagueiro conseguiu balançar a rede jogando improvisado – quebrou o galho como lateral-esquerdo.
Com 15 minutos de jogo, as duas únicas chances claras eram do São Caetano, em um sinal das dificuldades do Corinthians em campo. Com um volante de marcação (Gabriel) e recheado de meias mais ofensivos (Mateus Vital, Luan, Otero e Rodrigo Varanda davam suporte a Jô na frente), o time não apresentava a criatividade esperada – prejudicado, em parte, pelo péssimo estado do gramado. A bola batia no campo de ataque e voltava, proporcionando ao Azulão oportunidades como o chute de Guilherme Castro, rente à trave, aos dois minutos, e o cabeceio de Lucas Dias, aos 15, também muito próximo do poste. O Timão só foi ameaçar aos 32, com Otero, pegando sobra de cruzamento de Fagner e mandando para fora. Com problemas por baixo, o jeito foi achar caminho por cima. Aos 41, Otero bateu escanteio, e Bruno Méndez emendou ótimo cabeceio, fora do alcance do goleiro Luiz: 1 a 0.
O intervalo não inspirou o Corinthians. As dificuldades se mantiveram, apesar das tentativas de alguns jogadores (caso de Luan) de criar espaço, de usar alguma criatividade. O alento para o Timão foi a incapacidade do São Caetano, muito frágil, de ameaçar na frente. O técnico Wilson Júnior fez uma série de mudanças, tentando mudar o cenário do jogo, mas sem sucesso. O Corinthians seguiu mais perto do gol, embora longe de jogar bem. Com muito mais erros do que acertos, muito mais jogadas atrapalhadas do que lances bem tramados, o jogo se arrastou até o fim praticamente sem chances de lado a lado.