Não foi a estreia mais bonita, mas o Corinthians começou o Brasileirão com o pé direito. A equipe comandada por Fernando Lázaro venceu o Cruzeiro por 2 a 1, com gols de Matheus Araújo e Róger Guedes. Aos 50 minutos da etapa final, Lucas Oliveira descontou para a Raposa.

O Corinthians não vencia em estreias como mandante na competição desde 2018. A derrota marcou o retorno da equipe mineira na Série A após três anos.

O Timão volta a campo na quarta-feira (19), contra o Argentinos Juniors, pela segunda rodada da fase de grupos da Libertadores. Já a Raposa aguarda o próximo final de semana, quando recebe o Grêmio pelo Campeonato Brasileiro. 

COMEÇO SONOLENTO
A partida começou equilibrada, com ambas equipes brigando pela posse de bola e buscando o jogo pela beirada do campo, mas o primeiro tempo foi bastante picotado, com 16 faltas.

Apesar da falta de criatividade de ambas equipes, o Corinthians teve as melhores chances na primeira etapa. Primeiro, Bidu arriscou de longe, mas Rafael Cabral se esticou e espalmou. Depois, Fagner cobrou escanteio, Gil subiu alto e cabeceou, mas a bola saiu pela linha de fundo.

BRILHA A ESTRELA DE MATHEUS ARAÚJO

Com Cantillo na vaga de Roni, o Corinthians voltou para o segundo acelerando na transição ofensiva, mas seguia com problemas de criação, enquanto o Cruzeiro só ameaçava Cássio com chutes de longa distância.

Em raro momento no qual o Corinthians conseguiu envolver o Cruzeiro, a equipe da casa abriu o placar. Aos 23 minutos, Matheus Araújo tabelou com Fausto Vera, ficou cara a cara com Rafael Cabral e finalizou no alto, cruzado, sem chances para o goleiro. Na comemoração, o garoto chorou com o primeiro gol pelo Timão. 

RÓGER GUEDES AMPLIA
Na reta final da partida, o Cruzeiro se jogou ao ataque para buscar o empate, mas foi o Timão que balançou novamente as redes. Em cobrança de escanteio, Gil cabeceia firme, Rafael Cabral dá o rebote e Róger Guedes empurra para o gol. O árbitro Daronco havia assinalado falta no lance, mas após consultar o monitor do VAR, mudou a decisão e validou o gol.

O profissional português Pedro Miguel da Costa Felipe, o PEPA, comanda a Comissão Técnica do Cruzeiro

RAPOSA ESBOÇA REAÇÃO, MAS É TARDE DEMAIS

Mesmo com dois gols de desvantagem, o Cruzeiro seguia firme no ataque e conseguiu diminuir o placar. Lucas Oliveira recebeu cruzamento na segunda trave e cabeceou quase sem ângulo para o fundo das redes. Nos acréscimos, a defesa corintiana prevaleceu e o Timão conquistou os três pontos.

CAMPEONATO BRASILEIRO – 1ª RODADA
CORINTHIANS 2 x 1 CRUZEIRO
Local:
 Neo Química Arena, em São Paulo (SP)
Data e hora: 16/4/2023, às 16h (de Brasília)
Árbitro: Anderson Daronco
Assistentes: Rafael da Silva Alves e Mauricio Coelho Silva Penna
VAR: Wagner Reway
Público/renda: 41.716 / R$ 2.681.550,00
Cartões amarelos: Fausto Vera, Roni, Fagner, Róger Guedes (COR) / Nikão, Lucas Oliveira (CRU)
Cartões vermelhos: –
Gols: Matheus Araújo (23’/2ºT) (1-0); Róger Guedes (44’/2ºT) (2-0) e Lucas Oliveira (50’/1ºT) (2-1)

CORINTHIANS
Cássio; Fagner, Bruno Méndez, Gil e Matheus Bidu (Fábio Santos, 46/2ºT); Roni (Cantillo, intervalo), Giuliano (Matheus Araújo, 40/1ºT), Fausto Vera (Fábio Santos, 46/2ºT) e Adson Barletta (Adson, 24/2ºT); Róger Guedes e Yuri Alberto. Técnico: Fernando Lázaro.

CRUZEIRO
Rafael Cabral; William, Luciano Castán, Lucas Oliveira e Marlon; Richard, Ramiro (Machado, 26/2ºT) e Vital (Rafael Bilu, 30/2ºT); Bruno Rodrigues, Wesley (Nikão, 15/2ºT); e Gilberto. Técnico: Pepa.