Messi já está nas quartas de final da Copa. Agora, é a vez de Mbappé e Lewandowski definirem quem avança à próxima fase no Catar. Neste domingo, a atual campeã mundial, França, enfrenta a Polônia, às 12h (de Brasília), no Estádio Al Thumama.
Os franceses terminaram a primeira fase na liderança do Grupo D e contam com Mbappé, um dos artilheiros dessa Copa, com três gols. Já os poloneses ficaram na segunda posição no Grupo C e também têm em seu elenco um atacante renomado no cenário mundial: Lewandowski, eleito duas vezes o melhor jogador do mundo.
Em seguida, às 16h, no Estádio Al Bayt, a Inglaterra tenta manter o favoritismo contra Senegal, que deseja ser a primeira zebra das oitavas de final. Os ingleses terminaram a primeira fase na liderança do Grupo B e com o ataque mais positivo, junto à Espanha, com nove gols. Senegal foi o segundo colocado do Grupo A, após vencer o Equador na última rodada.
Os vencedores destes dois jogos se enfrentam na próxima sexta-feira, pelas quartas de final.
Confira os horários (de Brasília) dos jogos deste domingo:
12h – Oitavas de final – França x Polônia – veja escalações e onde assistir
16h – Oitavas de final – Inglaterra x Senegal – veja escalações e onde assistir
Mbappé chegou aos sete gols em Copas do Mundo — Foto: Noushad Thekkayil/EFE
Mbappé x Lewa: respeito e motos
Atual campeã do mundo, a França se classificou na primeira colocação do Grupo D ao vencer Austrália (4 a 1) e Dinamarca (2 a 1) nas duas primeiras rodadas. Com o time reserva na terceira partida da fase de grupos, foi derrotada pela Tunísia mas garantiu a liderança do grupo.
A Polônia chega para o duelo contra a França depois de ficar em segundo lugar no Grupo C, o mesmo da Argentina. Os poloneses terminaram a primeira fase da Copa do Mundo com quatro pontos: uma vitória (sobre a Arábia Saudita), um empate (com o México) e uma derrota (para a Argentina).
Depois de colocar um time praticamente todo reserva e poupar os titulares — até porque vinha sofrendo com lesões na preparação para a Copa — o técnico francês Deschamps deve repetir o time que venceu a Dinamarca, sem desfalques para a partida em relação ao último jogo.
O comandante francês indicou que a Polônia tinha a necessidade de defender nos três primeiros jogos e cumpriram sua missão “muito bem”. Mas pediu respeito ao adversário no confronto decisivo deste domingo.
— Não devemos limitá-los a isso. Eles têm um núcleo duro de jogadores com boa experiência internacional. Tem Szczesny, Glik, Lewandowski… Jovens também. Você tem que respeitar o que esta equipe faz, eles merecem estar lá. Meus jogadores sabem que haverá uma resposta. Eles têm muitos argumentos no ataque para causar problemas para o adversário — disse Deschamps.
Lewandowski joga futevôlei em treino da Polônia — Foto: REUTERS/Ibraheem Al Omari
Já a Polônia, mais uma vez, chega para um jogo sem problemas médicos. O técnico Czeslaw Michniewicz terá força máxima à disposição. A expectativa é de que a escalação das primeiras rodadas seja mantida para as oitavas, apesar do desempenho abaixo do esperado contra a Argentina.
Segundo o atacante Milik, a Polônia sabe da qualidade de Mbappé e companhia. O jogador da Juventus, da Itália, em entrevista coletiva neste sábado, disse que a única maneira de parar o craque do PSG é dando motos para os zagueiros poloneses.
– Como se defender de Kylian Mbappé? Acho que precisamos levar algumas scooters para os caras lá atrás. Agora, sério: é difícil jogar contra um dos melhores jogadores do mundo. O conjunto é muito importante, porque ninguém pode pará-lo sozinho – disse Milik.
Inglaterra x Senegal: orgulho e admiração
A Inglaterra chega como favorita ao confronto. Na primeira fase, o time do técnico Gareth Southgate goleou Irã (6 a 2) e País de Gales (3 a 0) e empatou sem gol com os Estados Unidos. Já no Grupo A, Senegal estreou com derrota para a Holanda (2 a 0), mas depois embalou ao bater Catar (3 a 1) e Equador (2 a 1).
Esta será a oitava participação da Inglaterra em jogos de oitavas de final da Copa do Mundo, tendo ido adiante em cinco oportunidades. Para o confronto contra Senegal, porém, os ingleses estão pregando respeito e admiração.
– Estamos muito impressionados com eles (senegaleses). São campeões africanos, uma nação muito orgulhosa, são grandes competidores com muita fé e excelentes jogadores individuais que causam e trazem problemas. Alou Cissé fez um bom trabalho. Eles tiveram muito azar ao não se classificarem para as oitavas de final na (Copa de 2018 na) Rússia e fizeram isso merecidamente desta vez, então sabemos que tarefa temos pela frente – disse o técnico inglês Gareth Southgate.
Marcus Rashford comemora gol da Inglaterra contra Gales com Declan Rice and John Stones — Foto: REUTERS/Hannah Mckay
Senegal, que está apenas na sua terceira participação em Copas do Mundo, disputou as oitavas do torneio em apenas uma oportunidade e avançou. Na Copa de 2002, os senegaleses eliminaram a Suécia. Os senegaleses também buscam quebrar um hiato de 12 anos sem a presença de seleção africana nessa fase do Mundial – a última foi Gana, em 2010.
O goleiro Alfred Gomis, que vem ocupando a reserva do titular Mendy, acredita que Senegal não terão apenas a torcida do próprio país contra os ingleses, mas de todo o continente africano.
– Eu realmente acredito que todo o continente africano estará conosco. No final das contas, somos os campeões da Copa Africana de Nações. Eles também irão apoiar igualmente o outro time africano, o Marrocos. É um grande orgulho para esses países estarem na Copa do Mundo, então todo o continente se sente parte do torneio. Isso é uma boa notícia, pois significa que a África como um todo está se destacando no futebol – disse Gomis.
Jogadores de comemoram gol sobre o Equador — Foto: JUNG YEON-JE / AFP