A Copa do Mundo de 2030 recebe candidatos a sede desde junho de 2022, mas o processo levará dois anos até ser definido onde será realizada a 24ª edição do Mundial. Duas candidaturas já foram oficializadas, ambas envolvendo três ou mais países, sendo uma delas de nações da América do Sul e a outra da Europa.
Podem entrar na disputa países das confederações que não sediaram a Copa do Mundo na edição anterior. Isso significa sinal verde para membros da Conmebol (América do Sul), Uefa (Europa), CAF (África), AFC (Ásia) e OFC (Oceania). Integrantes da Concacaf (América do Norte, América Central e Caribe) obrigatoriamente estão fora do páreo, uma vez que a Copa do Mundo de 2026 será realizada nos Estados Unidos, México e Canadá.
Países candidatos a sede da Copa do Mundo de 2030 oficializados:
A candidatura conjunta dos quatro países foi oficializada em 2022, com apoio da Conmebol visando a celebração dos 100 anos da Copa do Mundo no mesmo continente da primeira edição, realizada em 1930, no Uruguai. O interesse de Argentina e Uruguai em sediar o Mundial nesse ano vinha sendo discutido desde 2017. O Paraguai entrou na união no mesmo ano, e o Chile, em 2019.
Espanha e Portugal se uniram em busca de uma Copa do Mundo realizada na Península Ibérica, com a intenção revelada após um amistoso entre os dois países em 2020. Dois anos depois, a parceria incluiu a Ucrânia, em meio à guerra do país do Leste Europeu contra a Rússia.
Presidentes de federações de Portugal, Espanha e Ucrânia anunciam candidatura conjunta para sediar Copa do Mundo de 2030 — Foto: AFP
Quando será a escolha da sede da Copa do Mundo de 2030?
A sede da Copa do Mundo de 2030 será anunciada no 74º Congresso da Fifa, em 2024 (ainda sem data específica). (GE)