O acesso para a Primeira Divisão traz alívio e também necessidade de planejar com muita calma, cautela e precisão. Para isso o Botafogo já pensa o ano de 2022 na intenção de permanecer na Série A e, quem sabe, beliscar uma vaga em algum torneio internacional.
Veja quem chega, quem fica e quem sai do Botafogo. Para ter mais detalhes, clique nos nomes dos jogadores listados. Esta reportagem será atualizada ao longo da temporada.
Veja quem chega, quem fica e quem sai do Botafogo para 2022 — Foto: Infoesporte
Quem chega
O Botafogo ainda não anunciou nenhum reforço para a temporada 2022.
Quem fica
Daniel Borges: o lateral-direito que chegou do Mirassol para a disputa da Série B é um dos nomes certos para a próxima temporada. No contrato firmado com o Botafogo, se Daniel fizesse 60% dos jogos como titular deveria ser comprado pelo clube carioca. Na campanha campeã do time alvinegro ele foi um dos jogadores com mais minutos em campo.
Ewerton Porto: o zagueiro do Sub-20, que fez duas partidas no profissional na temporada, renovou o contrato até o fim de 2023 e tem multa de 13 milhões de dólares para o mercado interno e 15 milhões para fora do Brasil. Ele foi vice-campeão da Copa do Brasil da categoria e venceu a OPG pelo Botafogo.
Hugo: o lateral-esquerdo revelado na base do Botafogo renovou com o clube até dezembro de 2024. Alternando entre titular e reserva, Hugo sofreu uma fratura na clavícula na temporada e voltou a jogar ainda em 2021. A multa rescisória para o jogador no mercado externo é de 60 milhões de dólares.
Carlinhos: o lateral-esquerdo está acertado com o Botafogo para permanecer até o final do Campeonato Carioca de 2022.
Quem pode ficar
Enderson Moreira: o técnico já reafirmou algumas vezes que pretende seguir no Botafogo em 2022. Com contrato até o fim do ano, o treinador disse na entrevista coletiva após o último jogo da temporada que falta apenas achar um “denominador comum” no que é importante para o clube na próxima temporada.
Técnico que pôs o Botafogo na Série A, Enderson Moreira deve ficar no clube, mas ainda negocia — Foto: Vitor Silva/Botafogo
Gatito Fernández: o contrato do goleiro termina no fim desta temporada, mas tanto clube quanto jogador querem aumentar o vínculo. As partes estão negociando para estender o contrato, mas ainda não chegaram a um acordo.
Barreto: o volante emprestado pelo Criciúma fica pelo menos até o fim do ano no Botafogo, mas o clube deseja renovar o contrato de empréstimo. A negociação não deve ser fácil, já que a equipe catarinense subiu para a Série B e deseja contar com o jogador. O contrato prevê que o Botafogo pode comprar o volante, mas os cariocas não parecem interessados nesse modelo.
Luís Oyama: quando Botafogo e Mirassol combinaram o empréstimo ficou acertado que não haveria um valor fixado de compra pelo clube carioca. Com o volante valorizado, a equipe paulista espera lucrar com o jogador, mas o Bota também tem interesse em manter o camisa 5.
Todos os gols do Botafogo na Série B de 2021
Quem sai
Quem pode sair
Marcelo Benevenuto: o zagueiro emprestado pelo Botafogo ao Fortaleza até o fim deste ano já manifestou algumas vezes a vontade de permanecer no clube cearense. As diretorias conversam para negociar o prata da casa alvinegro em definitivo com o Tricolor.
Rafael Navarro: com contrato até o fim de 2021, o atacante ainda não tem futuro definido. O Botafogo ainda tenta renovar, mas a prioridade do atacante é ir para fora do Brasil. Recentemente, Navarro recusou uma proposta do Minessota United, dos Estados Unidos.
Artilheiro e principal garçom do Botafogo na temporada, Rafael Navarro não deve ficar no clube — Foto: Vitor Silva/Botafogo
Quem volta de empréstimo
Luiz Fernando: emprestado ao Grêmio até o fim do ano, o atacante não continuará no clube gaúcho. Ele se reapresentará ao Botafogo, que não descartaria uma proposta interessante pelo jogador.
Marcinho: com contrato até o fim de 2022, o atacante foi emprestado ao Vitória, mas não seguirá em Salvador após a queda do time para a Série C. Será avaliado pelo Botafogo, que considera novo empréstimo. (GE)