Após 11 anos, Douglas Costa está oficialmente de volta ao Grêmio. O atacante foi anunciado pelo clube no início da noite desta sexta-feira e já foi registrado no Boletim Informativo Diário da CBF. Ele chega por empréstimo de um ano, mas com a possibilidade de renovação automática ao término do contrato até o final de 2023, caso a Juventus não exerça, até o fim deste ano, a opção de renovar até junho de 2023.

Douglas Costa conseguiu a resolver as questões burocráticas com a Juventus e inclusive teve os anúncios das saídas por parte da equipe italiana e do Bayern de Munique, onde estava emprestado, ao longo do dia. Um vídeo do jogador falando do retorno ao clube gaúcho também vazou nas redes sociais.

Grêmio anuncia Douglas Costa — Foto: Divulgação

Grêmio anuncia Douglas Costa — Foto: Divulgação

O Grêmio já estava acertado com o atacante desde a última semana. O Tricolor irá arcar com cerca de um terço dos salários que o atleta ganhava na Europa, respeitando o limite orçamentário do clube.

Douglas Costa estava emprestado pela Juventus ao Bayern de Munique até o final do mês, quando encerra a temporada europeia. Antecipou o fim do contrato com os alemães para poder ser registrado na atual janela de transferências internacionais pelo Grêmio. Caso isso não ocorresse, só poderia jogar a partir de agosto.

Do Grêmio à carreira na Europa, confira a trajetória de Douglas Costa
Do Grêmio à carreira na Europa, confira a trajetória de Douglas Costa
O jogador de 30 anos não atua desde 11 de fevereiro, quando esteve em campo pelo Bayern de Munique. Depois, o clube alemão informou uma lesão no pé direito do jogador, que está em tratamento desde então.

O atacante foi revelado nas categorias de base do Grêmio e estreou profissionalmente pelo clube em 2008. Em 2010, ele foi vendido ao Shakhtar Donetsk, da Ucrânia, por cerca € 6 milhões (R$ 14,9 milhões, à época), além de uma fatia em uma futura venda.

Ainda na Europa, ele passou por Bayern (2015–2018), Juventus (2017–2018) e voltou ao clube alemão em 2020. Em 2018, foi convocado por Tite para disputar a Copa do Mundo da Rússia com a Seleção. (Globo Esporte)