O prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) é contra Cuiabá ser uma das cidades-sede dos jogos da Copa América, entre os dias 11 de junho e 10 de julho, mesmo sem a presença das torcidas no estádio.

Na manhã de segunda-feira (31), o secretário de Cultura, Esporte e Lazer de Mato Grosso, Alberto Machado, revelou que o governador Mauro Mendes (DEM) colocou a Arena Pantanal à disposição para a realização de jogos da Copa América no Estado.

Em nota à imprensa, ainda na segunda, Emanuel expôs a preocupação com a pandemia da covid-19, sobretudo, com a disseminação de novas variantes, mais contagiosas e agressivas, e que o foco no momento é avançar a vacinação e no tratamento dos infectados.

“Estamos na iminência de uma terceira onda da covid-19 e não podemos nos descuidar agora. Vejo com muita preocupação a realização da Copa América de Futebol nesse momento tão crucial em que novas variantes do vírus surgem a toda hora”, destacou no comunicado.

A Copa América deveria ter sido realizada no ano passado, mas foi adiada por conta da pandemia. Deveria ser sediada pela Argentina e Colômbia, que alegaram problemas para sediar a competição.

O presidente Jair Bolsonaro e a Confederação Brasileira de Futebol abriram as portas do país para pelo menos 10 seleções que vão participar da  Conmebol.