Neste mês de abril, o deputado estadual Thiago Silva (MDB) celebra 10 anos que idealizou a primeira edição do projeto Gabinete Itinerante com o propósito de aproximar o mandato da população, como, também, levantar as principais demandas dentro das comunidades e garantir os resultados concretos a milhares de pessoas de bairros e distritos de Rondonópolis e por todo Mato Grosso.

Considerado um parlamentar comunitário, em 2012, quando se candidatou a vereador pela primeira vez, fez o compromisso com a população que iria buscar fazer um mandato diferente, transparente e mais próximo do cidadão. No ano seguinte, ao tomar posse na Câmara de Rondonópolis realizou o primeiro Gabinete Itinerante, no Jardim Carlos Bezerra. Logo, ele implantou o projeto em vários outros bairros do município, como uma forma de estar – semanalmente – próximo das comunidades, buscando soluções para os problemas e prestando contas das ações do mandato parlamentar.

O deputado explica que o projeto foi criado para ouvir os anseios e atender as reivindicações apresentadas pela população. “Sempre pautei o mandato na participação popular, sendo um representante do povo que gosta de estar nas ruas, praças, bairros, distritos e conhecer os anseios dos moradores. Sabemos que muitas pessoas moram longe da Câmara Municipal e da Assembleia Legislativa e o nosso foco sempre foi encurtar essa distância e ir de encontro com a solicitação do cidadão”, explica.

Em 10 anos de funcionamento do projeto, o deputado já esteve com a sua equipe em todas regiões e visitou mais de 40 bairros de Rondonópolis, realizando mais de 10 mil atendimentos. Com o tempo, Thiago foi adaptando, implementando e inovando novas ações ao Gabinete Itinerante, o que se tornou uma verdadeira referência de como se fazer política comunitária em Mato Grosso.

Dentre as principais conquistas entregues à população e que foram solicitadas no Gabinete Itinerante, o deputado relembra a pavimentação do Jardim Serra Dourada, a construção do Centro Comunitário e a Feira do Conjunto São José e no mandato de deputado a implantação do curso de Direito e Jornalismo pela Universidade do Estado (Unemat) e a implantação do Detran da Vila Operária.