O Conselho Técnico da CBF, realizado nesta sexta-feira com os 20 clubes que disputam a Série B do Campeonato Brasileiro, definiu o retorno de público em jogos da competição em cidades com decretos que permitem torcedores nos estádios. A decisão vale a partir da 25ª rodada e foi tomada com aprovação da maioria dos times – 14 a favor da volta da torcida e seis contra.
Ficou determinado também que as condições para o retorno dos torcedores, assim como o percentual liberado, será de acordo com cada município. O Vasco tem a intenção de enfrentar o Cruzeiro no domingo já com o apoio da torcida.
No último Conselho Técnico da CBF, realizado no dia 08/09, ficou definido que a volta do público aconteceria quando pelo menos 80% dos dos municípios envolvidos na competição, ou seja, 13 de 16, tivessem as liberações das autoridades sanitárias.
A liberação acontece após a presença de torcida nos estádios da Série B virar polêmica recentemente. Ao obter uma liminar do Superior Tribunal de Justiça que o autorizava a ter público, o Cruzeiro mandou dois jogos com torcida – a prefeitura de Belo Horizonte permitiu. Até o momento, a equipe foi a única a jogar com torcida.
Na última rodada, o time mineiro jogou na Arena do Jacaré com a presença da torcida, contra a Ponte Preta, e venceu. Também venceu o Confiança por 1 a 0, no Mineirão, quando teve o retorno de público.
Na última terça-feira, Goiás, Vila Nova e Confiança obtiveram liminar semelhante para ter torcedores em seus jogos como mandante.
Na quinta-feira, o Vasco deu entrada na Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro pedindo para ter público novamente em seus jogos na esperança de atuar com torcida no domingo, contra o Cruzeiro, no Rio de Janeiro. (Globo Esporte)