A Conmebol ainda não anunciou oficialmente, mas o jogo Junior Barranquilla x Fluminense, pela terceira rodada do Grupo D da Libertadores, já tem novo local e data definidos: será no Estádio Monumental de Barcelona, em Guayaquil, no Equador, e foi mantido para esta quinta-feira, mas passou para 21h (de Brasília). Em Barranquilla desde a noite de terça-feira, a delegação tricolor agora refaz a sua programação e busca outro voo para a viagem.

Se contra o Santa Fe um decreto proibiu jogos em Bogotá, em medida de combate ao aumento de casos da Covid-19, e fez a partida ser transferida de última hora para a cidade de Armenia, agora o motivo foram os protestos civis em várias cidades do país A população foi às ruas para reclamar da reforma tributária e também da opressão policial contra os manifestantes. Em seis dias, ao menos 19 pessoas foram mortas em decorrência dos confrontos.

O jogo entre Tolima e Emelec, do Equador, nesta quarta-feira pela Copa Sul-Americana, também foi remarcado para sexta-feira em Lima, no Peru. Com isso, todas as partidas de torneios da Conmebol que estavam marcadas na Colômbia nesta semana foram retiradas do país.

Distância entre Barranquilla e Guayaquil — Foto: Reprodução / Google Maps

Distância entre Barranquilla e Guayaquil — Foto: Reprodução / Google Maps

Sob incertezas, a delegação tricolor viajou na última terça-feira após consultar e receber o sinal verde da Conmebol, mantendo a sua programação no país. Em reunião na manhã desta quarta com os clubes e a confederação sul-americana, o jogo chegou a ser confirmado. Mas logo em seguida voltaram atrás. A mudança de local causou indignação no Fluminense, que vinha monitorando a situação com a entidade e acreditava na manutenção da partida em Barranquilla.

Tanto Guayaquil quanto Barranquilla são cidades ao nível do mar, ou seja, sem problemas de altitude. Porém, o Fluminense mais uma vez corre o risco de ter que viajar no dia do jogo, como já aconteceu na semana passada contra o Santa Fe. A cidade equatoriana fica a aproximadamente 2.200 km do município colombiano onde está a delegação tricolor, um trajeto de cerca de cinco horas e meia de avião. O clube ainda tentará um voo fretado para a noite desta terça.

Fluminense pode ter que viajar no dia do jogo mais uma vez — Foto: Divulgação / Fluminense

Fluminense pode ter que viajar no dia do jogo mais uma vez — Foto: Divulgação / Fluminense

Apesar da mudança do palco do jogo, o Fluminense manteve o treino que já estava marcado para o Estádio Metropolitano em Barranquilla na tarde desta quarta-feira. Em comunicado oficial, o clube divulgou que solicitou a manutenção da atividade para ao menos dar continuidade aos trabalhos físicos e técnicos de seus atletas, o que foi atendido pela entidade sul-americana. (Globo Esporte)