Após informação de que Guayaquil poderia deixar de ser a sede da final da Libertadores, a Conmebol reafirmou que a decisão será disputada na cidade equatoriana no dia 29 de outubro. O Conselho da entidade, que está reunido em Córdoba, na Argentina, para a final da Sul-Americana, debateu o assunto e definiu a realização da final no Estádio Monumental, do Barcelona-EQU. O “ge” divulgou, primeiramente, a informação.

Em resumo, a possibilidade pela troca da sede da final foi em razão dos recorrentes casos de violência em Guayaquil. No dia 12 de setembro, o governo equatoriano decretou Estado de Exceção de Guayaquil por mais um mês. Os crimes que vêm assustando moradores e torcedores que irão para a cidade são por disputas de território entre quadrilhas de narcotraficantes.

Se Guayaquil deixasse de ser a sede da decisão, Montevidéu-URU e Córdoba-ARG seriam as cidades postulantes a receberam o jogo entre Flamengo e Athletico. No entanto, ambas as diretorias não acreditaram por nenhum momento que o confronto seria em outro terreno. Assim, trabalharam, desde o início, com a logística para Guayaquil. (Jogada 10)