A Acubá ( Associação Cuiabana Belas Artes), é uma entidade civil, com natureza associativa sem fins lucrativos, que existe desde 1993, contribuindo para o fomento da cultura, arte, cidadania e esporte em Mato Grosso, com sede em Cuiabá, no Edifício Pantanal Oficces, na Avenida Desembargador Antônio Quirino de Araújo, 1207, sala n°5, bairro Poção.
Há mais de 30 anos, a Acubá desenvolve atividades de caráter cultural, artístico, ambiental, turístico, educacional, social, científico e esportivo, destinadas a fins de interesse coletivo, visando o estímulo, aprimoramento e divulgação da produção artística, cultural, de proteção ao patrimônio histórico e natural, atuando na defesa, recuperação e monitoramento do meio ambiente em qualquer parte do território nacional, buscando a sadia qualidade de vida e sua sustentabilidade, bem como contribuir para a sobrevivência digna das minorias étnicas, em especial as nações indígenas da América do Sul.
“Não é um trabalho simples, mas muito importante. Agradecemos o apoio do Ministério do Esporte, do Ministério da Cultura do Governo Federal, da SECEL, da ALMT do Governo do Estado de Mato Grosso, para que possamos organizar essa pluralidade de projetos, promover tanta prestação de serviço, e lazer, cultura e esporte gratuito e de qualidade para comunidade cuiabana e mato-grossense”, revelou a presidente da Associação, Zilda Barradas.
Somente neste ano de 2024, a Associação já realizou mais de 100 projetos de diferentes tipos:
“Muitos acabam nos conhecendo pelos projetos esportivos, pois são muitas copas de futebol. Projetos importantíssimos para proporcionar saúde e lazer para jovens e adultos. Porém a Acubá surge em prol do apoio aos artistas, em busca de ser uma ferramenta de ponte para apoiar as artes visuais no estado de Mato Grosso, a partir disso surgiram demais oportunidades de organizar diferentes projetos no âmbito cultural, e posteriormente esportivo”, esclareceu Zilda.
Projetos como Cinema Móvel, que leva cinema mato-grossense para cidades do interior do estado; Apresentação dos Violeiros do Pantanal, feiras de hortifrutigranjeiros, festas de tradição, tardes de diversão para crianças, apoio à artistas em peças teatrais, shows de humor, sarau de poesia e muitos outros eventos proporcionaram cultura para população de Mato Grosso. Para conhecer o trabalho da Associação, siga no instagram @acubabelasartes e acompanhe as notícias no site: https://acuba.art.br.